especialista em joelho Brasília rosto

Áreas de atuação

Alívio da dor e ganho de mobilidade articular para ter qualidade de vida, conseguindo praticar as atividades de vida diária com autonomia e ganhar performance física. Isso é o paciente está procurando, independentemente da idade e atividade física, ou se é atleta profissional ou amador.

Prevenção, reeducação nutricional e reabilitação muscular são a chave. Observar e escutar as necessidades do paciente. Tratamentos eficazes, com a menor invasão possível, proporcionando recuperação rápida, funcional e atlética.

Para isso, o Dr. Márcio Silveira tem grande experiência com cirurgias complexas (próteses, fraturas articulares, reconstrução multiligamentar) e operações minimamente invasivas (artroscopias, reparos tendíneo e ligamentar, sutura meniscal). É um verdadeiro especialista em joelho – adulto e infantil -, traumatologia esportiva (ombro, quadril, tornozelo, pé, cotovelo, coluna) e  ortopedia do idoso em Brasília / DF.

Procura orientar e auxiliar seus pacientes da melhor e mais clara maneira possível, com auxílio de mídias e páginas. Facilidade de comunicação para retirada de dúvidas, através de comentários e perguntas nos artigos, que são prontamente respondidos.

Dr. Márcio R. B. Silveira
Dr. Márcio R. B. SilveiraCRM-DF: 14967 TEOT: 13968 RQE: 12839
Ortopedista especialista em cirurgia do joelho – adulto e infantil -, traumatologia esportiva (tornozelo, pé, ombro, cotovelo, quadril, coluna) e ortopedia do idoso

Confira:

Veja alguns exemplos de tratamentos adotados pelo especialista em joelho, traumatologia esportiva e ortopedia do idoso de Brasília:

Artroplastia total de joelho com implantes importados para artrose

Tratamento atual com ótimos resultados, trazendo a função para a articulação do joelho e retirando a dor, proporcionando autonomia com marcha normal e retorno para as atividades de vida diária. Tratamentos com substituição protética sendo realizados para artrose avançada também em outras articulações: coxoartrose do quadril, artropatia do manguito rotador no ombro e artrose pós-traumática do cotovelo e tornozelo.

Veja mais sobre artrose

Reconstrução de ligamento, menisco e patela por videoartroscopia

Procedimento realizado através de pequenas incisões no joelho, utilizando instrumental especial e pequena câmera. São realizadas várias cirurgias com a mesma técnica: reparo de menisco, reconstrução do ligamento cruzado anterior e posterior, luxação de patela, fixação de osteocondrite e lesões de cartilagem. Além de outras articulações, como sutura de tendão no ombro e reparo de lesão osteocondral no tornozelo e cotovelo.

Veja mais sobre videoartroscopia

Atendimento especializado em condropatia e doenças da cartilagem

Protocolo fisioterápico exclusivo baseado em exame tridimensional do movimento, avaliando a postura, os desequilíbrios musculares e a pisada. Atendimento individual, direcionado para o problema ortopédico e personalizado para cada paciente, objetivando melhora do quadro álgico, evitando qualquer tratamento operatório. Associado com fortalecimento, infiltração de ácido hialurônico, nutrição, pilates e acupuntura.

Veja mais sobre condropatia

Especialista em Cirurgia do Joelho

lesão no joelho merece atenção dobrada por se tratar de uma das articulações mais fortes e importantes do corpo humano.

Além de sustentar o corpo, o joelho permite que a perna se movimente em relação a coxa, flexionando e estendendo.

Os movimentos despendidos por essa parte do corpo são fundamentais para realizarmos atividades básicas do dia a dia, como andar, correr, sentar, entre outras.

Doenças prevalentes do joelho nos: meniscos, ligamentos, artrose, tendinites, cartilagem e na criança e adolescente.

Veja mais sobre cirurgia do joelho

Lesões no Tornozelo e Pé

As lesões nos pés e tornozelos são bastante frequentes e acometem um público muito variado, desde crianças, jovens e adultos, até idosos, uma vez que podem acontecer em decorrência de causas variadas, seja uma queda, um acidente doméstico, uma lesão em atividade física, uma batida em móveis e objetos ou acidentes de trânsito.

Veja mais sobre tornozelo e pé

Lesões no Ombro e Cotovelo

As articulações do ombro e cotovelo estão sujeitas a problemas de forma relativamente comum, muitos relacionados à prática de atividades físicas e atividades rotineiras de trabalho, sendo que os procedimentos cirúrgicos são exceção e a maioria se resolver com o tratamento conservador.

Veja mais sobre ombro e cotovelo

Atuante em Ortopedia do Idoso

Todo indivíduo com 60 anos ou mais é, por definição, idoso. Apesar do estigma cultural de ser oficialmente considerado “velho”, cresce cada vez mais o número de pessoas com mais de 60 anos que estão “muito bem, obrigado!”. Com isso, modificou um pouco a definição de idosos e abriu uma nova categoria que
chamamos de “super idosos”, que são indivíduos com 80 anos ou mais e que têm vigor físico semelhante aos idosos (de 60 anos ou mais) do passado.

Isso não repercutiu somente nas relações sociais, mas também na forma como tratamos, na medicina, os nossos idosos. Tratamentos que antes reservávamos para os “jovens”, menores de 60 anos, hoje estamos ampliando para alguns de nossos pacientes idosos.

Doenças ortopédicas prevalentes: Artrose | Rotura de Tendão no Ombro | Fratura do Quadril | Sarcopenia | Osteoporose | Fratura no Punho | Fratura de Ombro

Veja mais sobre ortopedia do idoso

Atendimento especializado nas lesões musculares

As lesões musculares são a causa mais frequente de incapacidade física na prática esportiva. Estima-se que 30 a 50% de todas as lesões associadas ao esporte são causadas por lesões de tecidos moles.

Apesar de o tratamento não cirúrgico resultar em bom prognóstico na maioria dos atletas com lesão muscular, as consequências da falha do tratamento podem ser dramáticas, postergando o retorno à atividade física por semanas ou até mesmo meses.

Veja mais sobre lesões musculares