Artroplastia total de joelho – indicações

Início/Especialidade de Joelho/Artroplastia total de joelho – indicações
artroplastia total de joelho

A Artroplastia Total de Joelho, prótese de joelho, cirurgia para artrose no joelho ou substituição protética do joelho é uma cirurgia da articulação do joelho. Apesar de ser uma cirurgia delicada, é na verdade muito mais comum do que se imagina. E, em diversos casos, é a única possibilidade para a recuperação total da articulação após uma lesão.

A cirurgia utiliza diferentes tipos de implantes, que serão indicados de acordo com a necessidade específica de cada paciente.

Eu preciso realizar uma cirurgia de artroplastia no joelho?

Tratamento especializado e individualizado em Brasília / DF, no Plano Piloto, Asa Norte, Ceilândia e Águas Claras.

Deve ser sempre realizada por um médico cirurgião ortopedista especialista em joelho e, assim sendo, é um procedimento muito seguro e efetivo no alívio das dores, para corrigir deformidades na articulação e fazer com que o paciente possa retornar às suas atividades habituais.

componentes da prótese de joelho para cirurgia para artrose no joelho

Quando realizar a Artroplastia Total de Joelho?

A cirurgia para artrose no joelho geralmente é recomendada quando o tratamento convencional não tem muito sucesso. Mas, antes de partir para uma prótese de joelho, é importante que o assunto seja muito bem discutido e que a decisão seja tomada em conjunto com o médico ortopedista especialista em joelho, o paciente e sua família.

No geral, são várias as doenças que podem ser tratadas por meio de uma prótese total de joelho. Entre as mais conhecidas, estão a Artrite reumatoide e Artrose no Joelho. Esta última, geralmente causada por traumas, como fraturas ou rupturas de ligamentos.

>>> O que é a Artrose no joelho >>>
>>> Osteotomias no tratamento da artrose no joelho >>>
>>> Ortopedista especialista em artrose em Brasília / DF >>>

Perdurando esses sintomas, mesmo com o tratamento conservador (tratamentos sem cirurgia), indica a necessidade de uma artroplastia do joelho:

  • Dores ainda muito intensas;
  • Rigidez na articulação e limitação dos movimentos;
  • Dor mesmo em momentos de repouso;
  • Deformidades.

É importante ainda ressaltar que não há restrições quanto a idade ou peso para a realização da cirurgia para artrose no joelho, já que o procedimento está muito mais ligado às necessidades específicas e histórico de cada caso. A maioria dos pacientes que realizam a prótese total do joelho, porém, estão na faixa etária entre 50 e 80 anos.

Quando está recomendado artroscopia (cirurgia por vídeo) para artrose?

Pacientes com artrose que apresentam sintomas e sinais mecânicos podem se beneficiar com a artroscopia antes de procedimentos mais invasivos. São os casos de pacientes que apresentam bloqueio do movimento, corpos livres (fragmentos de osso e cartilagem) no joelho e estalos frequentes. A artroscopia visa a aliviar os sintomas mecânicos e dor, porém não é capaz de recuperar a cartilagem e evitar a progressão da artrose. No entanto, se a cirurgia for indicada ao paciente correto, melhora importante após a cirurgia é observada.

Como é feito o procedimento de artroplastia total de joelho?

O procedimento pode ser dividido em quatro etapas, mas antes de partimos para elas é fundamental abordar a preparação para a cirurgia. Mesmo antes da decisão ser tomada pelo paciente e ortopedista especialista em joelho, serão necessários alguns processos. São eles:

  • Avaliação médica (exame físico, levantamento do histórico, entre outros);
  • Realização de exames que ajudem a identificar as necessidades do paciente;
  • Acompanhamento de medicamentos (caso o paciente esteja tomando algum, pode ser necessária a suspensão, por exemplo);
  • Avaliações de possíveis outras infecções (como odontológicas ou urinárias, já que algumas doenças no joelho possibilitam a entrada de bactérias na corrente sanguínea e podem acabar acarretando infecções em outras regiões do corpo) ;
  • Planejamento.

Após realizados todos esses passos, o paciente poderá finalmente agendar a artroplastia total do joelho com o cirurgião ortopédico especialista em joelho. O procedimento cirúrgico em si costuma durar entre uma ou duas horas e o paciente é internado no próprio dia em que ela acontecerá. As anestesias mais comuns são a geral e a raquidiana ou peridural, que é a anestesia apenas da cintura para baixo.

>>> Implantes da prótese total de joelho >>>

pós-operatório de artroplastia de joelho

Pós-operatório da Artroplastia Total de Joelho

O pós-operatório pode variar bastante dependendo de cada caso e terá indicações diferenciadas. De acordo com a necessidade de cada paciente, pelo médico ortopedista. No geral, recomenda-se que o paciente fique por alguns dias no hospital para uma melhor recuperação, onde serão ministrados medicamentos para alívio da dor e prevenção de coágulos sanguíneos. Além do medicamento, também é sempre recomendável sessões de fisioterapia.

É bem comum que o paciente recupere os movimentos pouco tempo após a cirurgia e já consiga deixar o hospital caminhando normalmente. Mesmo assim, é muito importante que se continue fazendo um acompanhamento médico e fisioterapêutico ainda por alguns meses, para se certificar de que está tudo bem e para evitar qualquer reincidência.

A diferença do joelho novo

A melhora dos movimentos do joelho é uma meta, mas a recuperação total dos movimentos é incomum. Os movimentos da sua prótese de joelho depois da cirurgia podem ser previstos pela amplitude de movimento do seu joelho antes da cirurgia. A maioria dos pacientes pode contar com as capacidades de estender o joelho completamente e de flexionar o joelho 90°. Ajoelhar-se pode ser desconfortável, mas não é perigoso.

A maioria das pessoas sente dormência na pele em torno do corte. Você também pode sentir rigidez, particularmente nas atividades em que se curve muito.

Muitas pessoas também sentem ou ouvem um estalo do metal com plástico ao dobrar o joelho ou caminhar. Isso é normal. Essas diferenças normalmente diminuem com o tempo. Os pacientes acham toleráveis em comparação com a dor e a limitação de movimentos que tinham antes da cirurgia.

O joelho novo pode ativar os detectores de metal usados na segurança de aeroportos e alguns prédios. Diga ao agente de segurança que tem uma prótese de joelho se o alarme for ativado.

Aumentar a vida do seu implante de joelho

Atualmente, mais de 90% das artroplastias totais de joelho preservam bem sua função 15 anos depois da cirurgia. Seguir as instruções do cirurgião ortopédico depois da cirurgia e tomar o cuidado de proteger a prótese de joelho.

Referências:

Muito bom! Você leu todo o conteúdo. Gostou? Divulgue para seus amigos(as) e deixe um comentário ou dúvida aqui 

Perguntas frequentes

Qual o material da prótese de joelho?2020-03-08T19:47:16-03:00

O material mais utilizado para confecção das próteses de joelho é uma liga metálica de Cromo-Cobalto no fêmur e um “insert” tibial de Polietileno conectado a uma base metálica da mesma liga ou de titânio. O componente patelar também é de polietileno.

Como é feita a cirurgia de prótese de joelho?2020-03-08T19:46:05-03:00

Um cimento de osso plástico pode ser utilizado para fixar a prótese de joelho dentro do osso. A substituição da articulação também pode ser feita sem o cimento, em que a prótese e o osso encaixam-se, fixando-se diretamente.

Quem tem prótese no joelho pode correr?2020-03-08T19:44:49-03:00

Não é recomendado pois, quanto maior o impacto na articulação, maior o desgaste da prótese de joelho, o que pode reduzir a vida útil do implante. A caminhada, por incrível que pareça, é uma atividade que produz um considerável impacto positivo na articulação.

O que é uma artroplastia do joelho?2020-03-08T19:41:40-03:00

A Artroplastia Total de Joelho (prótese de joelho) é o procedimento cirúrgico que visa substituir a articulação do joelho por um implante metálico (prótese). 

Artigos relacionados

2020-06-07T14:32:57-03:00

Sobre o Autor:

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da Secretária de Saúde de Brasília / DF, em sua rede pública de hospitais, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e traumatologia esportiva em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube e os serviços dos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Atuante principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural. Médico ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho, Traumatologia Esportiva e Ortopedia do Idoso, atende em Brasília / DF, na sua clínica Salus e Consolidação Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura, fornecendo tratamento conservador e operatório no Plano Piloto, Asa Norte, Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia.

Um Comentário

  1. Artrose no joelho – Salus 10 de janeiro de 2019 em 16:35- Responder

    […] >>> Artroplastia de joelho >>> […]

Deixe um comentário ou questionamento