Artrose do ombro – tratamentos

Início/Ortopedia do Idoso/Artrose do ombro – tratamentos
artrose do ombro

A artrose do ombro é a degeneração da cartilagem gleno-umeral. Nas fases inicias da artrose, a cartilagem torna-se mais áspera, aumentando o atrito durante a movimentação da articulação. A artrose grave surge quando a cartilagem é completamente destruída, fazendo com que o atrito entre os dois ossos cause desgaste dos mesmos. Este atrito nas articulações provoca uma inflamação da mesma, gerando dor e limitação dos movimentos do ombro. Quando há inflamação da articulação consideramos que ela possui uma artrite (igual a inflamação da articulação). O desgaste da articulação pode decorrer de diferentes doenças, como a osteoartrose primária (a mais comum, que acomete várias articulações e, em geral, após os 60 anos) ou a artrite reumatóide (reumatismo). A artrose do ombro é mais rara que do quadril, joelhos, mãos e coluna, mas pode gerar limitações muito importantes para atividades diárias e muita dor.

>>> O que é cartilagem >>>

Causas da artrose do ombro

A osteoartrose primária é a causa mais comum de artrose do ombro. Ela acomete diversas articulações, manifesta-se lentamente durante o envelhecimento e tem um importante componente genético. A osteoartrose pode ter diferentes graus, desde uma artrose leve (sem dor ou perda de função) a uma artrose grave extremamente limitante, em que o paciente pode perder quase todos os movimentos do ombro.

A artrose do ombro também pode ser causada por um processo de “morte óssea” chamado de osteonecrose, causa por fraturas ou por doenças que acometem pequenos vasos sanguíneos como o lúpus, anemia falciforme ou mesmo a artrite reumatóide. Existe também um tipo de artrose no ombro iniciada após lesões crônicas não tratadas dos tendões do manguito rotador, chamada de artropatia do manguito rotador, que apresenta um tratamento diferente da osteoartrose.

>>> O que é a Lesão do manguito rotador >>>

cirurgia para artrose do ombro

Tratamentos para artrose do ombro

O tratamento da artrose do ombro deve ser realizado precocemente. Ainda não existem métodos para impedir a evolução da artrose. Existem meios para retardar sua piora e para evitar a dor e a inflamação crônica.

Tratamento especializado e individualizado em Brasília / DF, no Plano Piloto, Asa Norte, Ceilândia e Águas Claras.

Tratamento conservador

Medidas gerais de saúde são fundamentais no tratamento da osteoartrose. A melhora da flexibilidade e da força dos músculos do ombro também são importantes para o tratamento não medicamentoso. Entre os medicamentos disponíveis, existem os que são sintomáticos ou anti-inflamatórios e aqueles modificadores da evolução da doença. Os anti-inflamatórios e analgésicos tem efeito rápido, com controle da dor e do grau de inflamação da articulação. Mas seu uso por longo período, principalmente em pacientes mais idosos, pode gerar efeitos colaterais importantes. Anti-inflamatórios injetáveis também podem ser usados, com um efeito mais rápido e duradouro. As medicações modificadoras da doença são mais novas e seu efeito na artrose do ombro ainda são controversos. Seu objetivo é retardar ou estabilizar a alteração da estrutura articular, prevenindo a piora da artrose. Deve-se lembrar que os medicamentos são uma terapia complementar às medidas não medicamentosas.

>>> Exercícios para fortalecimento do manguito rotador >>>

Tratamento operatório

Quando a artrose do ombro é grave e os sintomas não apresentaram melhora com o tratamento não operatório, a cirurgia pode ser indicada. Não existe uma idade mínima ou máxima para o tratamento cirúrgico. A idade biológica, a presença de doenças associadas e o grau de artrose são os fatores mais importantes para decidir pelo tratamento cirúrgico.

Técnica cirúrgica

A prótese ou artroplastia do ombro é a cirurgia que apresenta os melhores resultados para a artrose do ombro grave. Hoje é possível o paciente obter uma movimentação funcional do ombro sem dor através desse tratamento. No entanto, a cirurgia apresenta um moderado índice de complicações e não deve ser realizada em qualquer situação. A artroscopia para limpeza articular é uma alternativa para os casos mais leves de artrose, mas seus resultados são pouco duradouros.

Muito bom! Você leu todo o conteúdo. Gostou? Divulgue para seus amigos(as) e deixe um comentário ou dúvida aqui 

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta em horário comercial
Em Brasília / DF, no plano piloto, Asa Norte, Ceilândia e Águas Claras.

Veja a agenda clicando aqui

Perguntas frequentes

Qual o melhor tratamento para artrose no ombro?2020-03-15T15:39:58-03:00

O tratamento para artrose no ombro é feito com o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, para aliviar os sintomas, fisioterapia e redução da carga sobre o ombro. Quando a dor persiste mesmo com o tratamento conservador, opta-se pelo tratamento operatório com artroplastia do ombro.

Quais os sintomas da artrose no ombro?2020-03-15T15:35:42-03:00
A artrose no ombro origina os seguintes sintomas:
  • Dor no ombro de carácter mecânico, isto é, que agrava com os movimentos e alivia com o repouso;
  • Crepitação e rigidez articular com diminuição da amplitude de movimentos;
  • Diminuição da força muscular e impotência funcional com atrofia muscular da cintura escapular.
O que é uma artrose no ombro?2020-03-15T15:33:35-03:00

A artrose da articulação gleno-umeral ocorre por perda progressiva da cartilagem entre o úmero e a omoplata. É causada por degenerescência primária ou secundariamente a outras patologias como a reumatológica.

Artigos relacionados

2020-03-15T15:46:25-03:00

Sobre o Autor:

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da Secretária de Saúde de Brasília / DF, em sua rede pública de hospitais, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e traumatologia esportiva em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube e os serviços dos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Atuante principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural. Médico ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho, Traumatologia Esportiva e Ortopedia do Idoso, atende em Brasília / DF, na sua clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura, fornecendo tratamento conservador e operatório no Plano Piloto, Asa Norte, Águas Claras e Ceilândia.

3 Comments

  1. Francilene 10 de outubro de 2019 em 07:36- Responder

    Gostaria de saber se o Dr. Atende plano de saúde, mais especificamente o saúde sim ?? Obrigada

  2. drmarciosilveira 10 de outubro de 2019 em 07:45- Responder

    Oi, Francilene, estamos em negociação para credenciamento no convênio pela Clínica Salus Ortopedia, mas ainda não foi finalizado, então não estamos atendendo no momento. Fazemos preço de convênio, só solicitar no agendamento.

Deixe um comentário ou questionamento