Artrose do quadril ou coxartrose - Dr. Márcio Silveira

A artrose do quadril ou coxartrose é o resultado do desgaste da cartilagem da articulação coxofemoral.

Artrose do quadril é, juntamente com a artrose do joelho, das artroses mais frequentes do organismo. Atinge de 10-20% da população após os 60 anos, tendo maior incidência nos homens até aos 45 anos e nas mulheres após esta idade.

Os termos coxartrose, osteoartrose do quadril e osteoartrose coxofemoral, e mesmo artrose na bacia, são tudo sinônimos e referem-se ao desgaste da cartilagem do quadril.

As artroses podem também atingir outras articulações com as interfalângicas das mãos, trapeziometacarpianas (ou rizartrose, no polegar) e coluna condicionando, para além de dor, também impotência funcional nos doentes por ela afetados.

Causas da artrose do quadril

A coxartrose primária é aquela que não tem causa aparente (idiopática), para além do desgaste e degeneração da articulação. A coxartrose pode, no entanto, ter outras causas e denomina-se então coxartrose secundária.

As causas mais frequentes são as seguintes:

  • Traumática (fraturas e luxações);
  • Impacto femoro-acetabular e displasia do acetábulo;
  • Necrose avascular da cabeça femoral;
  • Sequelas de luxação congênita do quadril e doença de Perthes na infância;
  • Doenças reumatológicas e infecciosas.

>>> Conheça mais sobre as lesões degenerativas >>>

Fatores de risco para artrose do quadril

Um dos fatores de risco mais importantes para artrose do quadril, e que deverá ser controlado, é o excesso de peso. O mesmo acontece com um estilo de vida sedentário. No entanto, um excesso de utilização, como acontece em alguns atletas de alta competição, também poderá levar a um desgaste articular precoce.

Sintomas

A coxartrose ou artrose do quadril origina os seguintes sintomas:

  • Dor no quadril, de caráter mecânico, isto é, que agrava com os movimentos, por vezes com irradiação para a virilha, coxa ou joelho;
  • Crepitação, rigidez articular e limitação da amplitude dos movimentos;
  • Claudicação durante a marcha, o que obriga por vezes ao uso de muletas;
  • Atrofia muscular por desuso;
  • Redução progressiva da distância que consegue caminhar sem dor.

Na coxartrose bilateral, os sintomas condicionam impotência funcional mais marcada, podendo mesmo interferir com a higiene pessoal e com as atividades da vida diária.

A coxartrose tem geralmente um fácil diagnóstico, pois a clínica é característica e uma simples radiografia fazem a sua confirmação.

Tratamentos para artrose do quadril

A artrose do quadril pode beneficiar-se com a prática regular de exercícios específicos com o objetivo de manter a mobilidade da coxofemural, reduzir a atrofia muscular, e melhorar a função geral da articulação. Estes exercícios são geralmente praticados dentro da água, em aulas de natação ou hidroginástica, visto que o efeito de sustentação vai facilitar uma mobilização indolor e com menos esforço, do que a realizada sob a ação da gravidade. Não tendo possibilidade de realizar na água, podem ser realizados exercícios funcionais leves.

>>> Exercícios para Fortalecimento do quadril >>>

Tratamento especializado e individualizado em Brasília / DF.

Fisioterapia

O tratamento fisioterapêutico para artrose passa por:

  1. Utilização de uma série de aparelhos com objetivos anti-inflamatórios, por exemplo: ultrassons, ondas curtas e tens;
  2. Termoterapia – calor ou frio;
  3. Técnicas manuais para alongamentos e mobilização articular;
  4. Reforço muscular através de exercícios de hidroginástica ou com cargas ligeiras;
  5. Acupuntura.

>>> Protocolo de Fisioterapia especializada no quadril >>>

Medicamentos

A prescrição de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, ajuda a controlar a dor e a inflamação local, reduzindo o derrame articular associado e melhorando a mobilidade da articulação.

Outros remédios muito usados, poderão ser os suplementos de colágeno. Estes são componentes essenciais das articulações e poderão estar diminuídos quando existe desgaste. A sua ingestão parece ser benéfica, pois consegue reduzir a quantidade de anti-inflamatórios necessários para o controle da dor.

A injeção intra-articular de ácido hialurônico no quadril com artrose, é considerado um tratamento com resultados comprovados pela literatura.

Tratamento cirúrgico (Cirurgia)

A cirurgia para coxoartrose, consiste classicamente em três tipos de operações:

  1. as artrodeses (operação com o objetivo de obter a fusão da articulação para anular a dor) eram utilizadas em doentes jovens, mas foram praticamente abandonadas pois retiram a mobilidade articular por completo;
  2. as osteotomias de reorientação, em que o cirurgião tentava colocar em carga a zona da cabeça femoral menos atingidas pelo desgaste, falharam pelo alivio incompleto e temporário dos sintomas;
  3. as artroplastias do quadril vieram praticamente substituir as 2 anteriores em face dos resultados excelentes e as sobrevidas longas que atualmente é possível obter. Saiba mais clicando aqui >
Muito bom! Você leu todo o conteúdo. Gostou? Divulgue para seus amigos(as) e deixe um comentário ou dúvida aqui

Perguntas frequentes

Quais os riscos da cirurgia de prótese de quadril?2020-03-15T18:05:42-03:00

Como todo procedimento cirúrgico, a prótese de quadril traz riscos, apesar de muito pequenos. Um deles é a formação de coágulos, que, se viajarem pela corrente sanguínea e chegarem aos pulmões, podem provocar embolia e matar. Outras complicações possíveis são infecções e danos a nervos e artérias. Por isso no pós-operatório realizado por um bom cirurgião, faz prevenção com anticoagulantes e antibióticos.

Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia de prótese de quadril?2020-03-15T18:01:54-03:00

Pacientes com próteses primárias do quadril (primeira cirurgia de prótese) estão normalmente aptos a andar sem muletas em 6 semanas. Estudos demonstram que a recuperação da força muscular normal no quadril demora mais de 6 meses na maioria dos pacientes.

O que é um desgaste no quadril?2020-03-15T17:59:50-03:00

O quadril é a articulação (junta) que liga o osso da coxa (fêmur) ao osso da bacia (pélvis), permitindo os movimentos dos membros inferiores. Quando perde a cartilagem articular (artrose), provoca um contato com muito atrito entre os ossos da cabeça do fêmur e o acetábulo. Esse contato dos ossos produz dor e pode às vezes ser sentido pelo paciente, como se alguma coisa estivesse raspando dentro de seu quadril.

O que é Coxartrose ou artrose do quadril?2020-03-15T17:56:49-03:00

A coxartrose ou artrose da anca é o resultado do desgaste da cartilagem desta articulação. Os termos coxartrose, osteoartrose da anca, osteoartrose coxofemoral ou artrose no quadril e mesmo artrose na bacia, são tudo sinônimos e referem-se ao desgaste da cartilagem da articulação coxofemoral.

drmarciosilveira

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da Secretária de Saúde de Brasília / DF, em sua rede pública de hospitais, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube e os serviços dos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Médico ortopedista especialista em Traumatologia com foco em Esportiva, Cirurgia do Joelho e Ortopedia do Idoso, atende em Brasília / DF, na sua clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura, fornecendo tratamento conservador e operatório no Cruzeiro, Asa Norte, Taguatinga e Ceilândia.

Disqus Comments Loading...

Veja os comentários

  • Estou com artrose no quadril, a dor é horrível, foi muito importante ler sua matéria.
    Queria saber se a clínica atente o convênio TST Saúde.

Esta página usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, entenderemos que você concorda com a nossa política de privacidade.