Bursite no cotovelo – tratamentos

Início/Ortopedia Especializada/Bursite no cotovelo – tratamentos
bursite no cotovelo

A bursite olecraniana ou bursite no cotovelo pode ocorrer pelo hábito de sempre apoiar os mesmos em mesas ou cadeiras. Entretanto, ultimamente vem se tornando bem comum em cotovelo de lutadores, principalmente em virtude das quedas.

Sintomas da bursite no cotovelo

  • Inchaço na parte posterior do cotovelo;
  • Na fase aguda, pode haver dor forte e insuportável à palpação;
  • Rubor ou vermelhidão;
  • Sensação de calor local;
  • Dificuldade de movimentar a articulação.

>>> Conheça sobre a tendinite do tríceps >>>
>>> Saiba sobre a epicondilite que ocorre no cotovelo >>>

Diagnóstico

A primeira etapa é clínica, realizada por um ortopedista. É fundamental que sejam investigados os sintomas, as atividades da vida diária e o histórico de saúde familiar e individual na anamnese, para assim seguir para a próxima etapa.

No exame físico, o médico apalpa toda a estrutura do cotovelo e pede para que o paciente realize movimentos de rotação e extensão de braço para identificar presença de sinais clínicos.

Pode ser usado ainda, para ajudar na confirmação do diagnóstico da bursite no cotovelo, exames de imagem como ultrassonografia.

bursite olecraniana

Tratamento da bursite no cotovelo

O tratamento para bursite no cotovelo pode ser conservador ou cirúrgico. Em todos os casos, tenta-se aplicar o tratamento conservador porém depende da gravidade de cada caso.

Esse tratamento é realizado a partir do uso de analgésicos, anti-inflamatórios.  Antibióticos são usados quando a bursite é infecciosa, todos prescritos por um médico. É comum também a recomendação do uso de compressas de gelo.

Pode ser realizada ainda a punção do local com uma agulha, em decorrência do líquido acumulado. Esse procedimento é realizado pelo médico.

Em caso de grande inchaço e dor podem ser feitas injeções de corticoides, que contribuem para melhora desse quadro.

Eu preciso operar para tratar uma bursite no cotovelo?

Já o tratamento cirúrgico para bursite no cotovelo é indicado para casos onde o tratamento conservador não foi eficaz.  A cirurgia mais comum é a bursectomia, que consiste na remoção total da bursa.

Tratamento especializado e individualizado em Brasília / DF.

Muito bom! Você leu todo o conteúdo. Gostou? Divulgue para seus amigos(as) e deixe um comentário ou dúvida aqui 

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta em horário comercial
Em Brasília / DF

Veja a agenda clicando aqui

Perguntas frequentes

O que é bursite do Olecrano?2020-03-20T08:21:11-03:00

A bursite corresponde a uma inflamação de uma bursa (ou bolsa), uma espécie de almofada que se situa entre o osso e a pele, amortecendo os impactos no cotovelo. Essa bolsa contém um fluido que reduz o atrito e facilita o movimento da pele sobre o osso subjacente. Bursite olecraniana é a inflamação da bursa olecraniana (cotovelo) devido ao local ser de fácil traumatismo.

Como tratar bursite olecraniana?2020-03-20T08:22:11-03:00
As medidas que você pode tomar em casa para aliviar a dor da bursite olecraniana incluem:
  1. Aplicação de gelo para reduzir o inchaço.
  2. Uso de medicamento para aliviar a dor e reduzir a inflamação.
  3. Amortecimento nos joelhos, colocando um pequeno travesseiro entre as pernas na hora de dormir.

Artigos relacionados

2020-06-07T15:57:18-03:00

Sobre o Autor:

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da Secretária de Saúde de Brasília / DF, em sua rede pública de hospitais, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e traumatologia esportiva em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube e os serviços dos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Atuante principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural. Médico ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho, Traumatologia Esportiva e Ortopedia do Idoso, atende em Brasília / DF, na sua clínica Salus e Consolidação Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura, fornecendo tratamento conservador e operatório no Plano Piloto, Asa Norte, Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia.

Deixe um comentário ou questionamento