Conheça as principais causas de joelho instável (instabilidade do joelho):
- Ruptura do ligamento cruzado anterior
- Ruptura do ligamento cruzado posterior
- Lesão do canto póstero-lateral (luxação do joelho)
- Rotura do ligamento colateral medial
- Rotura do ligamento patelo-femoral medial (luxação de patela)

A instabilidade do joelho é causada por uma fraqueza ligamentar congênita ou adquirida, com ou sem envolvimento de outras estruturas estabilizadoras (p. ex., cápsula articular, cartilagem articular, meniscos, estruturas musculares). Isto pode levar a uma instabilidade significativa da articulação do joelho.
A forma da instabilidade do joelho é geralmente definida em função do número de estruturas ligamentares afetadas. Quanto maior o número de ligamentos afetados, mais instável a articulação do joelho. Quando são afetados os ligamentos cruzados, as instabilidades resultantes frequentemente permitem um deslocamento mais pronunciado da perna nos sentidos anterior, posterior, medial e lateral. A causa de uma instabilidade de joelho complexa é frequentemente uma combinação de estruturas afetadas, como a lassidão dos ligamentos cruzados internos, os ligamentos colaterais, a cápsula flácida da articulação do joelho e/ou lesões de menisco.
MUITO BOM! VOCÊ LEU TODO O CONTEÚDO. Ficou alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.
Deixe um comentário ou questionamento