Conheça as principais causas de instabilidade do joelho (joelho instável):

O que fazer quando o joelho sai do lugar?

Se sentir o joelho sair do lugar, você deve:

• Interromper a atividade
  • Em uma posição sentada ou deitada, tentar esticar o joelho lentamente, para uma posição confortável. Se ele ainda parecer fora do lugar, ou se for impossível de esticar, não tentar manobras forçadas.
  • Repouso, elevação da perna e bolsa de gelo
  • Buscar atendimento médico para diagnóstico e orientação de tratamento.
instabilidade do joelho

Instabilidade do joelho

A instabilidade do joelho é causada por uma fraqueza ligamentar congênita ou adquirida, com ou sem envolvimento de outras estruturas estabilizadoras (p. ex., cápsula articular, cartilagem articular, meniscos, estruturas musculares). Isto pode levar a uma instabilidade significativa da articulação do joelho: a sensação do joelho sair do lugar: instabilidade, falseio, falta de segurança.

A forma da instabilidade do joelho é geralmente definida em função do número de estruturas ligamentares afetadas. Quanto maior o número de ligamentos afetados, mais instável a articulação do joelho. Quando são afetados os ligamentos cruzados, as instabilidades resultantes frequentemente permitem um deslocamento mais pronunciado da perna nos sentidos anterior, posterior, medial e lateral.

A causa de uma instabilidade de joelho complexa é frequentemente uma combinação de estruturas afetadas, como a lassidão dos ligamentos cruzados internos, os ligamentos colaterais, a cápsula flácida da articulação do joelho e/ou lesões de menisco.

Falseio do joelho

Falseio do joelho é causa de insegurança ao andar. Falseio significa falhar. Os pacientes descrevem a sensação de que o joelho falhou, que saiu do lugar ou está instável dizendo que estão com falseio no joelho. O joelho repentinamente perde a capacidade de suportar o peso corporal e cede. O sintoma pode prejudicar a deambulação. Muitos pacientes ficam temerosos de caminhar porque sabem que os seus joelhos podem falhar.

As mulheres, por causa da maior largura dos quadris, são mais propensas do que os homens a experimentar instabilidade do joelho. Estar acima do peso também aumenta o risco de instabilidade devido à pressão adicional no joelho.

Tratamento da instabilidade do joelho

Não existe um tratamento específico para o falseio do joelho. O tratamento é focado da causa do falseio. Assim, lesões e doenças causadoras do falseio é que devem ser tratadas. O falseio do joelho desaparece quando a sua causa é tratada. Os tratamentos podem ser conservadores ou cirúrgicos.

Prevenção

Exercícios para o fortalecimento e o alongamento dos músculos dos membros inferiores podem prevenir o sintoma de instabilidade nos joelhos. Vários estudos já constataram que existe uma correlação entre a quantidade de massa muscular das pernas, tempo de vida e doenças na velhice. Pessoas com músculos dos membros inferiores fracos vivem menos e têm mais doenças na velhice.

Até mesmo a capacidade cognitiva é afetada. Manter os músculos das pernas fortes é um importante sinal de longevidade. A força muscular das pernas é perdida naturalmente com o passar dos anos e rapidamente se o indivíduo ficar inativo. Fortalecer a musculatura das pernas deve ser uma prioridade para toda pessoa que deseja viver mais e ter uma velhice tranquila e sem doenças.

Usar joelheiras ajuda a prevenir a instabilidade articular?

A joelheira ortopédica é bastante utilizada por atletas profissionais e amadores, especialmente por corredores, praticantes de salto ou levantadores de peso, por exemplo. Esse acessório também auxilia na realização de exercícios funcionais e dança, momento em que o joelho fica mais vulnerável e exposto a lesões.

Assim, a joelheira pode melhorar a saúde do joelho e prevenir instabilidade articulares, pois auxilia na estabilidade do joelho. Mas apesar dos benefícios, antes de recorrer ao uso desse acessório é imprescindível consultar um ortopedista, pois a utilização inadequada pode ser danosa e até agravar uma lesão de cartilagem, por exemplo.

MUITO BOM! VOCÊ LEU TODO O CONTEÚDO. Ficou alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.