Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho – Adulto e Infantil – e Idoso

Cimento ortopédico ósseo – Polimetilmetacrilato (PMMA)

Cimento ortopédico ósseo

O cimento ortopédico é o Polimetilmetacrilato (PMMA)

cimento ortopédico

O cimento ortopédico tem sido utilizado em ortopedia desde a década de 1940. Apesar da popularidade do desenvolvimento e de novos biomateriais, o PMMA continua popular. Embora na sua base os componentes permanecem os mesmos, pequenas mudanças criam variações em suas propriedades.

O PMMA pode servir como um espaçador, como um veículo de entrega de antibióticos e também pode ser colocado para eliminar o espaço morto. O cimento ortopédico é usado na cirurgia do quadril e joelho, na cirurgia da coluna vertebral (artroplastia vertebral, a vertebroplastia e cifoplastia), ombro, cotovelo, tornozelo, pé, cirurgia do trauma, etc. Ele é o principal componente para fixar as próteses dentro dos ossos.

Composição do cimento ósseo

PMMA é composta de polímero em pó e um monómero líquido, muitas vezes fornecido na proporção de 2:1. O líquido é incolor com odor característico e é embalado em ampolas.

Os componentes líquidos permanecem relativamente constante entre os cimentos disponíveis no mercado. O Metilmetacrilato compreende 97% a 99% da parte líquida. N, N-dimetil-p-toluidina age como um acelerador ( catalizador) e é cerca de 0,4% a 2,8% do peso liquido. Traços de hidroquinona (15-75 ppm) são usados para estabilizar esse liquido monômero, impedindo polimerização prematura.

O pó é mais variável na composição entre marcas, o que contribui para as diferenças nas propriedades. Microesferas de PMMA ou copolímero contribuiem para 83% a 99% do pó.

Os demais componentes incluem um radiopacificador ( para deixar o cimento visível na radiografia) , pode ser usado sulfato de bário (BaSO4) ou dióxido de zircónio (8% a 15%), alguns cimentos usam o peróxido de benzoíla (0,75% para 2,6%) como um iniciador,. Outros aditivos para o pó podem incluir antibióticos ou corantes.

Sir John Charnley, na década de 1950, desenvolveu um implante femural que é usado até os dias de hoje. Ele é o responsável pela popularização do polimetilmetacrilato em ortopedia. Sua prótese usa um componente acetabular e um componente femural cimentados com polimetilmetacrilato. O cimento é usado em todas as artroplastias, prótese de joelho, prótese de ombro, prótese de tornozelo, prótese de cotovelo.

Atualmente, principalmente no quadril, são utilizados implantes sem cimento (pressfit).

Uso do cimento ortopédico

O cimento ósseo é usado na cirurgia da coluna para a realização de vertebroplastia e cifoplastia, usamos também o cimento ósseo para preenchimento de cavidades na cirurgia oncológica, em alguns casos na traumatologia quando colocamos placas em pacientes com ossos muito osteoporóticos, para melhorar a fixação dos parafusos, tratamento de infecções ósseas em implantes ou osteomielite e preenchimento de falhas ósseas em sequelas de fraturas.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Descubra mais sobre Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading