Cirurgia para ligamento cruzado anterior

Início/Especialidade de Joelho/Cirurgia para ligamento cruzado anterior
neo-enxerto do ligamento cruzado anterior

Posição anatômica na cirurgia ligamento cruzado anterior com neo-enxerto fixado com botão metálico e parafuso bio-absorvível usando tendões flexores.

Indicação

O tratamento para uma lesão do LCA irá variar dependendo das necessidades individuais do paciente, então vem a pergunta: Eu preciso fazer cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior? Por exemplo, o atleta jovem envolvido em esportes de agilidade provavelmente exigirá cirurgia para retornar com segurança aos esportes. O indivíduo menos ativo, geralmente mais velho, pode ser capaz de retornar a um estilo de vida menos ativo sem cirurgia.

A Cirurgia para ligamento cruzado anterior

A cirurgia para reconstruir um ligamento cruzado anterior é feito com um artroscópio usando pequenas incisões. A cirurgia artroscópica é menos invasiva. Os benefícios de técnicas menos invasivas incluem menos dor, menos tempo gasto no hospital e o tempo de recuperação mais rápido.

A menos que haja uma lesão ligamentar associada, a reconstrução do LCA geralmente não é feita imediatamente. Este período de espera ajuda a reduzir o processo inflamatório e permite um retorno de movimento antes da cirurgia. Realizando uma reconstrução do LCA muito cedo aumenta-se o risco de artrofibrose, ou seja, uma cicatrização excessiva se formando na articulação, que aumenta o risco de uma perda de movimento do joelho.

Tratamento especializado e individualizado em Brasília / DF.

Reabilitação

Se o seu tratamento envolve a cirurgia ou não, a reabilitação desempenha um papel vital em conseguir de volta realizar suas atividades diárias.

Se você fizer a cirurgia, a fisioterapia no joelho primeiro concentra-se na recuperação de movimento e para reduzir a atrofia muscular. Após, é seguido por um programa de reforço, concebido para proteger o ligamento novo. Este reforço aumenta gradualmente a tensão que passa através do neo-ligamento. A fase final de reabilitação visa um retorno funcional adaptada para o retorno para as atividades físicas.

>>> Como é a Lesão do ligamento cruzado anterior >>>
>>> Tipos de enxerto para reconstrução ligamentar >>>

Demonstração da técnica de operação para tratamento do rompimento do ligamento cruzado anterior (texto descrevendo os procedimentos):

Muito bom! Você leu todo o conteúdo. Gostou? Divulgue para seus amigos(as) e deixe um comentário ou dúvida aqui 

Perguntas frequentes

Quanto tempo de repouso após cirurgia de ligamento cruzado anterior?2020-02-24T16:01:45-03:00

Não tenha pressa! A reabilitação do ligamento cruzado anterior leva seis meses, em média, e o retorno pleno ao esporte deve ser gradual, após melhoria do condicionamento físico e sob a supervisão de um bom treinador. Para esportes de contato como o futebol, por exemplo, pode-se levar de nove meses até um ano.

Pode usar joelheira após cirurgia de LCA?2020-02-24T15:58:58-03:00

Não é necessária nenhuma imobilização após a cirurgia de reconstrução do LCA, ou seja, não exige a utilização de joelheiras ou imobilizadores, porém isso pode mudar de acordo com lesões associadas (como reconstrução concomitante do canto póstero-lateral ou do LCP).

Quanto tempo dura uma cirurgia de ligamento cruzado anterior?2020-02-24T15:55:49-03:00

O tempo de cirurgia para reconstrução do LCA varia de acordo com os procedimentos necessários (por exemplo se existe ou não a necessidade de sutura do menisco), tipo de procedimento ou enxerto a ser utilizado e experiência do cirurgião. Normalmente pode levar entre 60 minutos e 90 minutos.

Artigos relacionados

2020-06-07T14:17:04-03:00

Sobre o Autor:

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da Secretária de Saúde de Brasília / DF, em sua rede pública de hospitais, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e traumatologia esportiva em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube e os serviços dos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Atuante principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural. Médico ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho, Traumatologia Esportiva e Ortopedia do Idoso, atende em Brasília / DF, na sua clínica Salus e Consolidação Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura, fornecendo tratamento conservador e operatório no Plano Piloto, Asa Norte, Taguatinga e Ceilândia.

2 Comentários

  1. Rodrigo 15 de dezembro de 2018 em 00:46- Responder

    Boa noite, sofri essa lesão no início de 2017 até o momento aguardo cirurgia pelo sus. O senhor poderia mr informar em que faixa de preço é uma cirurgia desse porte em hospital particular? No meu caso foi rompimento total do ligamento cruzado anterior e rompimento parcial do menisco. Desde já agradeço a informação

  2. drmarciosilveira 15 de dezembro de 2018 em 14:24- Responder

    Olá Rodrigo, os preços sofrem variações com o tempo, atualmente, está em torno de R$11000 – 12000,00 reais, podendo dividir no cartão.

Deixe um comentário ou questionamento