Qualquer situação que provoque uma reação inflamatória no joelho, provoca o aumento do líquido sinovial (água no joelho) pela irritação da sinóvia (sinovite), tecido que reveste o joelho por dentro. O aumento do líquido sinovial, é a água no joelho ou derrame articular (inchaço no joelho), que pode ser de causa reumática (artrite reumatóide), traumática (rupturas ou fraturas), degenerativas (artrose), infecciosa (artrite séptica) ou idiopática (sem causa definida).

Tratando as lesões, melhora o quadro clínico de água no joelho.

A água no joelho é uma condição que se caracteriza pela inflamação da membrana sinovial, uma camada fina de tecido conjuntivo que reveste estruturas como tendões musculares, cápsulas articulares e bolsas sinoviais.

O líquido sinovial, presente na membrana sinovial, é o principal agente responsável pela lubrificação e nutrição de todas as partes internas do joelho, cartilagem, menisco e ligamentos.

Além disso, o líquido sinovial possui células de defesa que protegem contra microrganismos patológicos que possam atingir a membrana. Em casos de trauma ou processo inflamatório, por exemplo, esse líquido aumenta no joelho, levando à inchaço e dor. Daí surge a expressão água no joelho.

Na maioria das vezes, o derrame articular é identificado pelo médico a partir dos sintomas relatados pelo paciente e com exames físicos. Em alguns casos, porém, pode ser necessário fazer uma punção articular, procedimento simples realizado em ambulatório com agulha e anestesia leve no local; ou exames de imagem de ultrassonografia ou ressonância magnética para confirmar o problema.

água no joelho

Uma dúvida comum é sobre o cisto de Baker ou poplíteo, que provoca um aumento de volume na parte de trás do joelho.

O cisto de Baker é causado por um inchaço no joelho. Esse inchaço ocorre devido a um aumento na quantidade de líquido sinovial – o fluído que lubrifica as articulações. Quando esse líquido se acumula na parte de trás do joelho, num local chamado de bursa poplítea, ele forma um cisto.

cisto de baker

Ele não é causa da inflamação, ele aumenta, quando tem aumento de volume do líquido intra-articular, saiba mais aqui >

Conheça como tratar dor no joelho >

MUITO BOM! VOCÊ LEU TODO O CONTEÚDO. Ficou alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.