Cisto poplíteo – causas e sintomas

cisto poplíteo

O cisto poplíteo, ou cisto de Baker, é benigno, sendo um acúmulo de líquido em uma bolsa atrás do joelho, entre o tendão do poplíteo e o músculo gastrocnêmio lateral (ou da panturrilha), que alguns chamam de bursa poplítea. Pode aumentar por lesões no joelho, mas, em geral, é assintomático.

Frequentemente é pequeno demais para ser encontrado em exame físico e costuma ser descoberto por acaso em outros exames. Raramente é necessário tratá-lo, já que costuma ser causado por outras doenças ou lesões no joelho. Sendo assim, abordar apenas a causa costuma eliminar reduzir o tamanho do cisto.

Bursa é o nome dado à pequena bolsa de líquido lubrificante que fica entre o osso e o músculo ou tendão.

cisto de baker

Causas do cisto poplíteo

Lesões no joelho e inflamações são as causas mais comuns de aumento do cisto poplíteo. As várias formas de artrite, que é uma inflamação da articulação, podem ocasionar o aumento da produção do líquido sinovial, assim como pancadas fortes no joelho, especialmente quando há lesão dos meniscos.

Exemplos: artrose, artrite reumatoide, artrite juvenil e lesões no joelho que machuquem os meniscos ou os ligamentos podem aumentar um cisto de Baker.

Sintomas do cisto poplíteo

É assintomático, mas quando ele é grande o bastante, existem os seguintes sintomas:

Nódulo: Quando o inchaço da bursa poplítea é grande, um nódulo pode ser visto na parte de trás do joelho como uma pequena bolsa cheia de líquido. Ele pode ser sentido embaixo da pele e é mais facilmente visto quando a perna está esticada.
Inchaço: Em algumas ocasiões, a parte de trás do joelho pode ficar inchada.
Dor: Apesar de, na maioria das vezes, ser indolor, o cisto pode provocar dor quando é muito grande.
Enrijecimento: O cisto poplíteo pode causar enrijecimento da articulação, dificultando a dobra do joelho.

>>> Causas de dor nos joelhos >>>

Diagnóstico

Durante exame físico, o médico pode fazer o diagnóstico caso o cisto esteja visível ou próximo da pele. A ultrassonografia e a ressonância magnética podem ser pedidos para confirmar o diagnóstico.

CISTO POPLÍTEO

Tratamentos para o cisto poplíteo

Raramente o cisto poplíteo precisa de tratamento. O que deve ser tratado é a doença concomitante e o cisto reduz sozinho algum tempo depois disso mas, em alguns casos, quando ele está muito grande e causa muita dor ou desconforto, pode ser drenado com uma agulha ou tratado com anti-inflamatórios, além de analgésicos.

Fisioterapia também pode ser recomendada em casos de dor, junto com terapias utilizando ultrassom.

Cirurgia só em indicada em cistos muito grandes, que retornam após drenagem. Lembrando que tratar apenas o cisto pode causar a reincidência dele, já que a causa do aumento de produção do fluido não foi tratada.

Caso a condição que causa o cisto não seja curável, como é o caso da artrite reumatoide, o cisto de Baker pode voltar com frequência, mas, nesses casos, ele raramente representa um risco.

Tratamento especializado e individualizado em Brasília / DF.

Complicações

Cisto poplíteo roto:Caso fique muito inchado, o cisto pode se romper. Quando isso acontece, o líquido sinovial pode escorrer para a panturrilha, causando dor intensa, vermelhidão, inchaço e dificuldade de movimentação da perna, podendo inclusive impedir o paciente de andar. Tem como diagnóstico diferencial a trombose venosa profunda, que deve ser descartado. O tratamento é com repouso, elevação do membro afetado e medicação anti-inflamatória e analgésica.

>>> Principais Causas de dores no joelho >>>

>>> Conheça sobre a Plica Sinovial >>>

Prevenção

Não há como prevenir o cisto poplíteo. Qualquer lesão no joelho pode causar o aumento da produção do líquido sinovial, mas isso também pode acontecer por outras causas. O que se deve fazer é prestar atenção na saúde de seu joelho e ir ao médico caso perceba inchaço na perna.

Você pode fortalecer a musculatura do joelho e a articulação para prevenir lesões nele, o que diminui a chance de cistos de Baker aparecerem.

Perguntas frequentes

O que é Cisto de Baker na fossa poplítea?2020-03-09T20:52:46-03:00

O cisto de Baker, também conhecido como cisto poplíteo, é uma pequena bolsa de líquido que surge na região atrás do joelho, chamada fossa poplítea. O cisto de Baker (cisto poplíteo) surge quando há um extravasamento do líquido sinovial da articulação do joelho.

O que significa cisto poplíteo?2020-03-09T20:51:36-03:00

O cisto de Baker é causado por um inchaço no joelho. Esse inchaço ocorre devido a um aumento na quantidade de líquido sinovial – o fluído que lubrifica as articulações. Quando esse líquido se acumula na parte de trás do joelho, num local chamado de bursa poplítea, ele forma um cisto.

2024-03-24T18:01:54-03:00

Sobre o Autor:

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da SES / DF, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e trauma esportivo em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube nos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Médico ortopedista especialista em Traumatologia com foco em Esportiva (ombro, quadril, tornozelo, pé, cotovelo), Cirurgia do Joelho, Adulto e Infantil, e Ortopedia do Idoso em Brasília / DF.

2 Comentários

  1. Silvana27 de janeiro de 2021 em 21:38- Responder

    Sinto muita dores tenho esse cisto de Baker é horrível a dor não consigo ficar de pé muito tempo ,tenho artrose nós dois joelhos não sei mas o que fazer por favor me ajude ,não consigo mas trabalhar está difícil não sei o que fazer

    • drmarciosilveira28 de janeiro de 2021 em 21:03- Responder

      Oi, Silvana, o cisto de Baker todos nós temos. O seu aumento é consequência da inflamação provocada pela artrose, que aumenta o líquido intra-articular e o cisto junto. A dor é da artrose. Tem tratamento, que inicia avaliando o grau da artrose e, após, definindo um tratamento mais adequado: https://drmarciosilveira.com/artrose-no-joelho-descricao-doenca/

Deixar Um Comentário

Ir ao Topo