Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

Pensando no princípio de “mente sã e corpo são”, Joseph criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura. Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente são o foco desse método.

Pilates também inventou muitas máquinas para fazer exercícios. Na criação dos aparelhos ele aproveitava partes dos amortecedores dos carros.

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso pilates beneficios scaled

Pilates emagrece?

Por se tratar de uma prática que trabalha todo o corpo, uma dúvida recorrente para quem busca por esse tipo de exercício é se fazer pilates emagrece.

Assim como muitas outras modalidades, quando executado com disciplina, periodicidade, combinado à alimentação balanceada e outros hábitos saudáveis, o pilates pode sim promover a perda de peso.

No entanto, para alcançar o emagrecimento, o ideal é que ele faça parte de uma estratégia completa e guiada por especialistas.

Benefícios do Pilates: 5 vantagens para seu corpo e mente

Como você já sabe, os benefícios do pilates vão muito além do condicionamento físico, afinal, é uma atividade que tem o objetivo de agregar vantagens também à saúde mental.

Além da liberação da endorfina, comum a todos os exercícios e que gera a sensação de bem-estar, os princípios do pilates são pensados para promover o equilíbrio mental durante a prática.

Conheça alguns dos principais benefícios do pilates:

  1. Melhora o equilíbrio, a postura e as dores lombares
    Assim como na yoga, a prática constante do pilates ajuda a trabalhar o equilíbrio e a postura adequada. Consequentemente, as dores lombares causadas pela má postura são tratadas.
  2. Auxilia na resistência muscular e nas articulações
    Os exercícios do pilates trabalham diversos grupos musculares, o que ocasiona o fortalecimento da musculatura como um todo. Além disso, beneficia as articulações, tornando os movimentos mais suaves e auxiliando na flexibilidade.
  3. Atua na respiração, concentração e combate ao estresse
    Respirar fundo é uma das técnicas mais simples e eficazes para combater momentos de estresse. Combinando a respiração profunda e correta, aos movimentos do pilates, é possível contemplar os benefícios para além da prática.
  4. Pode ser um grande aliado na gestação ou terceira idade
    Nas fases da vida onde a mobilidade pode ser reduzida, seja pela chegada de um bebê, ou pelo envelhecimento, é fundamental incluir a prática de atividades para melhorar o bem-estar.
    Assim como a hidroginástica, os benefícios do pilates atuam como uma boa alternativa nesse sentido, pois a prática pode ser adaptada de acordo com as principais necessidades dessas fases.
  5. Combate a hipertensão
    A circulação sanguínea é extremamente favorecida durante as práticas de pilates. Por isso, pessoas que possuem hipertensão, podem incorporar esse exercício físico entre as mudanças de hábitos para controle da doença.

 

Saiba mais sobre o exame 3D do movimento e força muscular >
Integração com a Reeducação Postural Global >

 

Marque uma avaliação: (61)998700816 ou (61)996601616 (whats e sms)
Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura: (61) 33715937 – 33491186
Unidades em Brasília / DF: Asa Norte – Águas Claras – Ceilândia

 

 

 

MUITO BOM! VOCÊ LEU TODO O CONTEÚDO. Ficou alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.