Porque a dor aumenta no frio?

Dor aumenta no frio

Existem fatores que são provocados pelas baixas temperaturas e que podem deixar as pessoas mais sensíveis à dor, então a dor aumenta no frio

Um deles é o aumento da contração muscular, uma reação do corpo que visa produzir calor. É o que acontece quando trememos de frio. Além disso, a diminuição do volume de sangue nas articulações também pode aumentar a sensação de frio e acaba que a dor aumenta no frio.

Os músculos se contraem involuntariamente para se manterem aquecidos, e o sangue sai das articulações em direção ao tronco para manter nossa temperatura constante.

Também tem fatores psicológicos como responsáveis pelas dores, como é observado nos países mais frios que têm uma incidência maior de depressão, de suicídio.

Então o humor acaba influenciando também os casos. As pessoas se sentem mais introspectivas, e acabam se mexendo menos.

Outro elemento que contribui para que a dor aumenta no frio é a falta de atividade física, que acaba diminuindo no frio, inclusive as mais simples, como caminhar.

>>> Como é a Dor na atividade física >>>
>>> Como fazer exercício físico com artrose >>>
>>> Conheça medidas para evitar dor >>>

Para evitar as dores, a orientação é simples: Não passe frio!

Procure usar roupas adequadas para a temperatura e se manter aquecido ao longo do dia, e pare com a atitude “tô com dor”. Agora, a dor sendo desproporcional, não melhora com as orientações, veja mais dicas aqui >

Instruções para reduzir os efeitos do frio.

Instruções para reduzir os efeitos do frio - dor aumenta no frio

Referências:

  • Influência de elementos meteorológicos na dor de pacientes com osteoartrite: revisão da literatura

Perguntas Frequentes:

Qual os motivos da dor nos ossos no frio?2020-02-23T18:05:04-03:00

Que suas articulações doem quando o tempo está frio, caso você tenha algum histórico de lesão nela, ninguém duvida. Contudo ainda não há uma resposta única para a questão, mas um dos motivos que leva à dor é a contração muscular que o frio causa, gerada pela contração dos vasos sanguíneos e piora do fluxo de sangue.

Por que dói mais no frio?2020-02-23T18:02:02-03:00

O que torna a dor maior nas temperaturas menores é a contração dos músculos e dos vasos sanguíneos. A intenção do nosso corpo até que é das melhores: os músculos se contraem involuntariamente para se manterem aquecidos, e o sangue sai das articulações em direção ao tronco para manter nossa temperatura constante.

Porque meus joelhos doem quando está frio?2020-02-23T17:59:43-03:00
O líquido que lubrifica as articulações (o chamado líquido sinovial) fica mais espesso quando a temperatura ambiente abaixa, o que dificulta a movimentação e o deslize da articulação.

[jetpack-related-posts]

2023-04-11T21:22:22-03:00

Sobre o Autor:

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da SES / DF, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e trauma esportivo em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube nos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Médico ortopedista especialista em Traumatologia com foco em Esportiva (ombro, quadril, tornozelo, pé, cotovelo), Cirurgia do Joelho, Adulto e Infantil, e Ortopedia do Idoso em Brasília / DF.

Deixar Um Comentário

Ir ao Topo