O que é BMAC?

O concentrado de aspirado de medula óssea (BMAC) é um procedimento de terapia regenerativa, que utiliza células da medula óssea de um paciente para iniciar a cura de várias condições ortopédicas, incluindo osteoartrite e lesões na cartilagem.

A BMAC é o acrônimo de Bone Marrow Aspirate Concentrate, sendo um concentrado de medula óssea contendo células-tronco mesenquimais que são obtidas na extração via punção da própria medula óssea.

A técnica denominada de Bone Marrow Aspirate Concentrate (BMAC) consiste em um concentrado de medula óssea contendo células-tronco mesenquimais e é obtida na extração de células do tecido adiposo ou da própria medula óssea por meio de uma punção.

BMAC é obtido durante um procedimento no qual uma pequena quantidade da medula óssea do paciente é extraída da pelve ou de células gordurosas, usando anestesia para minimizar qualquer desconforto. O tecido obtido é então processado em uma centrífuga para produzir uma concentração de células-tronco, que serão injetadas no tecido danificado do paciente para promover a cura.

O líquido extraído é processado, formando um concentrado, que possui uma quantidade muito maior de células regenerativas e com alta probabilidade de crescimento. O concentrado é aplicado diretamente na região lesionada.

Processando o líquido extraído, conseguimos o concentrado, que contém uma quantidade altíssima de células regenerativas e com uma alta probabilidade de crescimento. O concentrado de células-tronco é aplicado diretamente na área lesionada, no espaço intra-articular. O procedimento visa reduzir a degeneração, auxilia na cicatrização e na formação de um tecido saudável.

 

 

bmac

 

 

Quais suas vantagens?

Em tese, teríamos um maior número de células regenerativas e fatores de cicatrização tecidual que potencializariam os efeitos de regeneração de um tecido que está sendo submetido a um procedimento regenerativo, como em uma cirurgia AMIC (membrana), por exemplo.

O procedimento cirúrgico é considerado de baixíssimo risco, onde uma agulha é utilizada para coletar a médula óssea, normalmente no osso ilíaco da bacia. Sob total assepsia o profissional especialista trabalha para formar o concentrado e ativá-lo a partir da medula óssea extraída. Logo após, o produto é devolvido à equipe médica para ser utilizado no paciente.

Em teoria, temos o maior número de células regenerativas e fatores de cicatrização tecidual que otimizam os efeitos regenerativos dos tecidos lesionados.

Quais suas indicações?

O BMAC pode fornecer um rico suprimento de células regenerativas com a capacidade de se replicar em vários tipos de tecido. Tem um potencial tremendo para pacientes com condições ortopédicas (lesões tendíneas, roturas musculares, pseudoartrose) ou lesões de pele.

Áreas cronicamente dolorosas geralmente têm suprimento sanguíneo inadequado, potencial de cura e células regenerativas para reparar danos. O BMAC pode fornecer um rico suprimento de células regenerativas com a capacidade de se replicar em vários tipos de tecido. Tem um potencial tremendo para pacientes com condições ortopédicas ou lesões moderadas a graves e é mais frequentemente usado para tratar artrite grave em joelho, ombro e quadril.

O BMAC também é muito eficaz nos seguintes tratamentos: Cotovelo; Menisco; Hérnia de disco; Manguito rotador; Tendão de Aquiles.

O procedimento envolve um tempo de inatividade mínimo e os pacientes geralmente ficam doloridos por dois ou três dias no local da injeção. Como em todos os procedimentos regenerativos, medicamentos anti-inflamatórios, por pelo menos duas semanas, após o procedimento, pois podem interromper o processo de cicatrização.

Os pacientes devem seguir um curto período de fisioterapia para acelerar a recuperação. O benefício total do procedimento deve ser sentido dentro de seis a oito semanas, após o procedimento.

 

Tratamento de sequela de fraturas >
Saiba o que é pseudoartrose >

 

TEM ALGUMA DÚVIDA? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.