Dor na atividade física
Apesar de desconfortável, a dor na atividade física não impossibilita movimentos ou qualquer outra atividade. Quando, mesmo em repouso, a dor não passa e te impede de fazer coisas básica, devemos preocupar. Há boas chances dos músculos ou articulações terem sofrido uma lesão mais grave.
Em boa parte das vezes, a lesão articular ou muscular indica que houve algum exagero durante a atividade física, seja na carga ou intensidade dos exercícios, falta de alongamento e aquecimento ou mesmo com uma postura inadequada durante a execução dos mesmos. Além do desconforto contínuo, a região lesionada pode apresentar inchaço, rigidez e vermelhidão. É necessário parar os exercícios imediatamente para não agravar o quadro. Mesmo dores que aparecem após os exercícios, mas são persistentes, principalmente articulares, são preocupantes.
Lembre-se, dores são normais ao iniciar atividade física, contudo, são leves e cessam com o repouso e compressas. Em excesso, porém, é um claro sinal de que as coisas não vão bem. Não espere piorar para modificar o exercício. Fazendo exercícios regularmente e respeitando os períodos de descanso, que geralmente são de 24 a 48h, dá para sentir que a dor se torna cada vez mais tranquila e suportável, à medida que o corpo se habitua ao esforço realizado.
Pode ser feito um repouso da região afetada por 2 semanas e retornar para o exercício com uma carga menor. Caso a dor tenha vindo acompanhada de uma sensação de estalido ou redução da mobilidade articular, busque assistência de um médico.
Importância do aquecimento (clique na imagem para ampliar)
>>> Escolhendo tênis esportivo >>>
>>> Aquecimento e Alongamento >>>
>>> Retorno ao esporte após lesão >>>
>>> Análise computadorizada da marcha >>>
>>> Temas de traumatologia esportiva >>>
Prevenção da dor na atividade física
- Consulte um médico antes de iniciar atividades físicas;
- Sempre passe por avaliação física prévia, para obter orientação adequada sobre os treinamentos;
- Respeite seus limites;
- Faça aquecimento antes de cada sessão de exercício;
- Use roupas e calçados adequados (por exemplo: tênis específicos para o esporte);
- Respeite os sinais do corpo, evitando sobrecarregá-lo;
- Quando houver dor, é sinal de que algo está errado. Respeite esse aviso;
- Coloque gelo caso uma dor aconteça, que alivia a dor e o inchaço;
- Após o evento álgico, faça repouso. Não havendo alívio, procure um médico.
Perguntas frequentes
Os especialistas explicaram que, após um treino de musculação com carga pesada, ocorre um aumento da produção de proteínas em 24h a 48h. É aí que os músculos crescem. Já a dor é geralmente provocada pelo resíduo de ácido lático nos músculos após as reações químicas realizadas para gerar energia.
Nesse caso, a tremedeira esta associada ao esforço enorme e ao fato de ela estar recrutando praticamente todas as fibras musculares a exaustão. O objetivo é provocar microlesões dessas fibras que ativam o processo de hipertrofia muscular. Em outros casos, a tremedeira pode ser por conta da falta de força nos músculos.
O pico ocorre 48 horas após o estímulo. Em 72 horas, ela começa a diminuir e em 96 horas a cessar. Para reduzir a intensidade da dor, deve-se alternar os dias de treino de musculação com de exercícios aeróbicos, além de treinar músculos diferentes para não repetir o estímulo no mesmo local.
A dor muscular que acontece após o esforço físico é diferente das lesões musculares. A dor leve após a atividade física é comum em muitos casos, mas, se for forte e ocorrer em pequenos esforços, pode significar que há lesões, entorses ou outras complicações sistêmicas.
Deixe um comentário ou questionamento