Treinamento para o teste de aptidão física

Iniciar o treinamento das modalidades do Teste de Aptidão Física após a aprovação na primeira etapa ou realizar a preparação para os respectivos testes sem o devido acompanhamento pode trazer sérios problemas que ao final podem comprometer a aprovação do candidato.

Imprevistos podem acontecer a qualquer momento e todos nós estamos submetidos a isso, porém a falta de observância dos cuidados necessários para a elaboração de uma periodização caracteriza-se como uma negligência. Dessa forma, realizar um treinamento sem a supervisão de profissional habilitado e capacitado pode trazer resultados inesperados.

Dor no joelho ao treinar para o TAF

Constantemente, candidatos se queixam de dores articulares ou musculares e relatam que esses acontecimentos surgiram durante o período de treinamento. Em uma prévia avaliação, percebe-se que, na maioria das vezes, há falta de uma periodização adequada, seja pela falta de planejamento do próprio programa de treinamento, seja pela alta intensidade empregada na realização de cada modalidade, principalmente devido ao curto período de tempo que o concurseiro tem entre a aprovação da primeira fase e a data para a realização do TAF.

Em razão disso, não é muito difícil surgirem dores no joelho de quem está treinando para o Teste de Aptidão Física, principalmente nos joelhos daqueles que nunca treinaram e estão iniciando a atividade a poucas semanas da data do TAF. Considerando, ainda, a grande probabilidade de o candidato ter um desequilíbrio entre as musculaturas anterior e posterior da coxa, há também a execução inadequada dos exercícios, bem como a descompensação entre as valências de volume e a intensidade do treinamento.

>>> Principais causas de dor no joelho >>>
>>> Lesões comuns durante a musculação >>>

dor no joelho ao treinar para o taf

Tratar a dor no joelho durante o treino para o TAF

De forma geral, é muito importante avaliar qual o local da dor do joelho, a mobilidade do membro, a intensidade da dor, a característica dela, se o joelho está ou não inflamado e outras informações, as quais deverão ser analisadas por um especialista. Todavia, dependendo da dor – não estou falando de lesão – e tratando-se de incômodo ocasionado pela condromalácia patelar, há a possibilidade de manter o fortalecimento muscular, o que deve ser feito por um profissional.

>>> Saiba mais sobre a condromalácia patelar >>>

Entende-se que, durante um processo de reabilitação, nos casos do candidato que esteja com dor cujo diagnóstico seja a patela, pode-se usar tanto exercícios de CCF (cadeia cinética fechada) quanto exercícios de CCA (cadeia cinética aberta), porém a base dos exercícios de CCF deve ser priorizada em virtude da maior estabilização da articulação do joelho, além de a mecânica ser mais próxima dos movimentos utilizados nas atividades diárias, como sentar e levantar.

Preciso parar o treinamento do TAF devido a dor?

Assim, aqueles que estão sentindo dores no joelho na execução dos testes de corrida, salto ou impulsão e natação devem verificar qual a melhor orientação a ser tomada para, se possível, não pararem o treinamento. Ademais, devem, em segundo momento, fortalecer a musculatura do joelho priorizando agachamento, leg press (além de fortalecer os músculos anteriores e posteriores da coxa, fortalece a musculatura do quadril – complexo póstero-lateral, o qual também é importantíssimo) e outros exercícios de CCF.

>>> Faça uma avaliação biomecânica 3D do movimento >>>
>>> Dicas para treinar para o Teste de Aptidão Física >>>

Muito bom! Você leu todo o conteúdo. Gostou? Divulgue para seus amigos(as) e deixe um comentário ou dúvida aqui 

Perguntas frequentes

Quantas barras para o TAF?2021-02-14T12:09:33-03:00

A exigência é de que os homens realizem o mínimo de três barras. Já as mulheres necessitavam sustentar a posição da barra por 10 segundos. Veja essas dicas para fazer a barra fixa >

Quais exercícios para o TAF?2021-02-14T12:09:23-03:00
No teste de aptidão física (TAF) são exigidos os seguintes exercícios:
Como é o Teste de Aptidão Física?2021-02-14T12:09:20-03:00

Entre os exercícios mais comuns que compõe o TAF estão: teste da barra fixa, impulsão horizontal, flexão, natação, corrida, abdominal, teste meio sugado e, além disso, verificar o percentual de gordura do candidato. Além disso, e principalmente, essa etapa possui caráter eliminatório.

O que mais reprova no TAF?2021-02-14T13:32:29-03:00

Na prática, a facilidade é mito. Em média, 30% dos candidatos são reprovados no TAF, porém, esse índice pode ser bem mais alto: 40% ficaram de fora na última prova da Polícia Civil do DF e 60% na Polícia Federal. O que mais reprova é a barra, por isso veja essas dicas para passar no Teste de Aptidão Física >

Quantos km é o TAF?2021-02-14T13:31:32-03:00

O teste de corrida de 12 minutos ou o teste de 2,4 quilômetros é um dos testes que deixam os candidatos de “cabelo em pé”. Esse é o único teste físico cobrado em todos os editais e normalmente denominado de teste de corrida de resistência.

Artigos Relacionados:

2021-03-17T15:27:24-03:00

Sobre o Autor:

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da Secretária de Saúde de Brasília / DF, em sua rede pública de hospitais, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e traumatologia esportiva em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube e os serviços dos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Médico ortopedista especialista em Traumatologia Esportiva, Cirurgia do Joelho e Ortopedia do Idoso, atende em Brasília / DF, na sua clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura, fornecendo tratamento conservador e operatório no Plano Piloto, Asa Norte, Taguatinga e Ceilândia.

Deixe um comentário ou questionamento