O QUE SIGNIFICA EDEMA ÓSSEO?

É literalmente o inchaço dentro da estrutura do osso.

edema ósseo
Imagem acima mostrando grande edema ósseo em tíbia distal na cor branca; a cor normal do osso seria cinza escuro e na região onde há o edema apresenta essa cor mais clara.

O QUE CAUSA?

Motivos bem diferentes podem causar isso. Os principais são:

– Atividade física exagerada: pessoas com articulação completamente saudável pode desenvolver esse edema desde que tenha subitamente aumentado o ritmo do exercício (ex: corrida); a retirada desta atividade por algumas semanas costuma curar a patologia sem qualquer sequela; por outro lado a persistência nesta atividade pode ocasionar um agravamento e uma possível fratura por estresse

– Degeneração articular / artrose: já existe uma falha no sistema de amortecimento da articulação devido degeneração dos mecanismos de proteção como meniscos e cartilagem e isso gera sobrecarga no osso

– Contusões e entorses: traumas diretos ou indiretos ao nível do membro inferior podem causar edema no osso (fêmur ou tíbia); um dos mais comuns é o edema decorrente da lesão do LCA onde a tíbia rotaciona em relação ao fêmur e na volta à sua posição original pode haver um choque entre esses dois ossos e causar o edema.

COMO IDENTIFICAR?

A história relatada pelo paciente associada à dor local já pode dar indícios da presença do edema ósseo. As radiografias simples não conseguem diagnosticar o edema quando a forma do osso persiste inalterada (o que ocorre quase sempre). A ressonância nuclear magnética é quem fecha o diagnóstico.

Conheça sobre a fratura de estresse >

QUAIS OS SINTOMAS?

A dor ao impacto contra o solo (pisar, correr, pular) ou ao movimentar o joelho em seus extremos é o principal sintoma. O edema ósseo desenvolvido pela atividade física em excesso costuma ser do lado medial (interno) e a dor é exatamente neste local. Esta dor ocorre até mesmo ao se pressionar o local com o dedo e pode confundir muitas vezes com lesão do menisco, que se encontra também naquele local. O edema ósseo pós-lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) costuma ser uma dor menos precisa, na região central do joelho, muitas vezes.

COMO TRATAR?

Primeiro deve-se definir a causa para instituir o tratamento. Se o edema ósseo foi originado por excesso em atividade física, um repouso variável (muitas vezes cerca de 2 meses) por si só já resolve o problema. O edema ósseo pós-trauma ou entorse (como o da lesão de LCA) costuma também se resolver em algumas semanas por si só. Já o edema ósseo devido doença degenerativa dos meniscos ou da cartilagem (artrose) não costuma se resolver tão fácil e algumas vezes jamais desaparece, já que a falha é crônica. A fisioterapia e ortotripsia fazem parte do tratamento.

Saiba mais sobre compressas no tratamento >

COMO PREVENIR?

A causa de edema ósseo que é mais prevenível é a ocorrida por excesso de atividade física. Portanto, a prática cautelosa, principalmente de corrida, deve ser buscada. A dor durante ou logo após a atividade física é um sinal de que está ocorrendo exagero. Busque sempre orientação de um profissional educador físico para acompanhar seus treinos.

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.