O que é a condromalácia?

Fortes pontadas nos joelhos ao dirigir, subir e descer escadas ou ao agachar para pegar objetos. Estes são os desagradáveis sintomas tão comuns para boa parcela da população e provocados pela condromalácia patelar, síndrome da dor patelofemoral e joelho de corredor. São muitos os nomes dados à condropatia patelar. Essa lesão é confundida muitas vezes com a inflamação dos tendões do joelho. Provocada pelo desgaste das cartilagens da patela e troclea. A patela é o osso mais saliente do joelho em contato com o fêmur (troclea). A doença é bastante comum no público feminino e em corredores.

A cartilagem da patela é um tipo de tecido que recobre toda a articulação, o qual é muito rico em água e proteínas flexíveis. Sendo assim, o seu propósito é de ser capaz de absorver, transmitir e dispensar energia cinética. Então, à medida que a articulação se move, a cartilagem auxilia a amortecer os ossos, permitindo que ele deslize de forma suave, um contra o outro.

Ao fazer o movimento de extensão e flexão, a patela acaba por deslizar sobre um tipo de trilho ósseo do fêmur, chamado troclea. Em vista disso, as lesões na cartilagem acabam sendo bem comuns, também. Por essa razão, a condromalácia é a principal causa de dor crônica anterior do joelho.

condromalácia ou condropatia

Como surge a condropatia?

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso condropatia patelar

Existem vários fatores que devem ser levados em conta no surgimento da condromalácia. Um deles é a fraqueza da musculatura dos glúteos, que faz com que a pelve fique caída e sobrecarregue os joelhos. A sobrecarga faz com que os joelhos tendam a ficar para dentro. Enquanto a patela deveria ficar encaixada no fêmur, a patela fica deslocada para lateral, o que causa o desgaste da cartilagem.

Conheça sobre a instabilidade fêmoro-patelar >

Existe as alterações genéticas que provocam patela alta ou troclea rasa que também reduz a estabilidade patela.

Além da causa genética, principalmente em mulheres, uma das razões para o aparecimento da condropatia é o uso inadequado de aparelhos de ginástica. No exercício de leg press é muito comum, que exige força excessiva aplicada na patela. Se o joelho estiver com alguma lesão, as dores aparecerão.

Descrita como uma ardência ou pontada ao ficar com o joelho flexionado por longos períodos, mesmo sem forçá-lo, a doença pode provocar também crepitação e estalos, muitas vezes audíveis. 

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso condropatia condromalacia patelar

Como tratar a condromalácia

O tratamento da condromalácia varia de acordo com o grau do problema do paciente. Mas, na maior parte das vezes, inclui medicamentos e fisioterapia. Entretanto, o tratamento costuma ser demorado, o qual pode levar de 6 a 12 semanas para o início de sinais de melhora. No caso de dor intensa, a melhor coisa a se fazer é que o paciente fique em repouso, use gelo ou joelheira.

Os remédios são usados para auxiliar no tratamento da condromalácia, retirando a dor. O principal tratamento é a correção do movimento, para que a patela não fique sobrecarregada durante sua execução. Essa reeducação é feita na fisioterapia e na academia. Necessita da prevenção do valgo dinâmico, a melhora da musculatura do quadril e dos músculos do tronco (axial ou core). É preciso lembrar que as alterações entre o tornozelo e o quadril interferem diretamente no joelho.

Exame tridimensional do movimento >
Fisioterapia especializada >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.