Lesão da cartilagem
A cartilagem é o tecido que recobre os ossos nas articulações como uma “capa protetora”, por isso uma Lesão da cartilagem traz diversos problemas. Sua função é amortecer as forças e traumas incidentes no joelho e diminuir o atrito entre os ossos durante o movimento.
No joelho ela recobre o fêmur, a tíbia e a patela podendo ter de 2 a 5 mm de espessura. Infelizmente a cartilagem não tem boa irrigação sanguínea e suas células, chamadas condrócitos, tem baixa capacidade de multiplicação e cicatrização. Estas características fazem com que a cartilagem tenha baixo potencial de cicatrização, ou seja, suas lesões dificilmente curam sozinhas.

Entenda a Lesão da Cartilagem
Uma lesão da cartilagem pode ocorrer em uma torção, batida direta, luxação, fratura, mau-alinhamento dos membros inferiores ou doenças específicas como osteocondrite dissecante, necrose avascular e artrose. A lesão da cartilagem pode ser única e bem definida, como um grande buraco em uma rodovia ou múltipla como vários buracos ao longo da rodovia.
O que sente o paciente com a Lesão da Cartilagem
O quadro clínico da lesão da cartilagem geralmente é de dor, inchaço e travamento eventual da articulação envolvida. Quanto maior o comprometimento da cartilagem, mais grave serão os sinais. Com a progressão da lesão, também ocorre piora dos sintomas até que o paciente eventualmente desenvolva artrose, uma degeneração da articulação.
Qual o tratamento para Lesão de Cartilagem
Nas lesões leves (graus 1 e 2), que são assintomáticas, o indicado é que o paciente se mantenha no peso considerado ideal para suas características físicas, evite, diminua ou modifique as atividades de impacto e o treino das suas atividades esportivas. É muito importante a orientação do ortopedista na modificação do treino das atividades esportivas visando que o paciente continue praticando suas atividades sobrecarregando o mínimo possível sua cartilagem. Também é necessária a realização de exercícios específicos para fortalecer a musculatura do joelho sem sobrecarregar a cartilagem, daí a importância na orientação do médico para que o fortalecimento seja realizado de maneira adequada. O equilíbrio muscular é muito importante e deve ser alcançado balanceando-se fortalecimento e alongamento.
Avaliação 3D do movimento >
Fisioterapia no tratamento da condropatia >
Nas lesões maiores (grau 3 e 4), além das orientações anteriores, existem modernas medicações protetoras da cartilagem, analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia específica são indicados para aliviar a dor e deixar a região mais resistente e protegida.
A infiltração, onde medicamentos especiais são injetados dentro do joelho, podem amenizar a dor e diminuir o atrito articular, bem como proteger a cartilagem e desacelerar a velocidade do desgaste. Quando indicadas, as mesmas são realizadas após aplicação de anestésico, com o mínimo de desconforto para o paciente.
O tratamento cirúrgico está indicado em alterações graves da anatomia e estabilidade patelar e nas lesões osteocondrais e artrose. O mesmo também é indicado na presença de corpos livres dentro do joelho. O tratamento cirúrgico depende das características do paciente e das características da lesão. É utilizada a técnica que apresenta as maiores taxas de bons resultados de acordo com as características do paciente e da lesão, conforme mencionado e avaliado pelo cirurgião.
Técnicas cirúrgicas para tratamento da Lesão da Cartilagem
As técnicas cirúrgicas para tratamento da lesão da cartilagem articular vem sofrendo constante evolução e otimização sendo importante a oferta das opções mais modernas pelo médico ortopedista que deve manter-se sempre atualizado.
Conheça mais sobre as técnicas >
Agendar consulta >
TEM ALGUMA DÚVIDA? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.
Deixar Um Comentário