Traumatologia Esportiva

Esporte na gravidez: benefícios e cuidados

Realizar esporte na gravidez¸ há décadas atrás, era inconcebível, hoje a medicina e a educação física não só aceitam esta prática como recomendam, pois há inúmeros benefícios envolvendo a atividade física durante a gestação. Acompanhe o texto para conhecer quais são estes benefícios e os cuidados que se deve ter.

Benefícios do esporte na gravidez

Muitas mulheres que já praticam atividade física antes de engravidar passam a se perguntar se continuam a praticar o esporte na gravidez ou se interrompem esta prática pelos próximos meses. É um erro interromper sem antes conversar com o obstetra, afinal, o esporte pode melhorar a qualidade da gestação, a saúde do bebê e da mãe, veja os principais benefícios:

  • Fortalecimento do assoalho pélvico: a atividade física fortalece e dá flexibilidade aos músculos, inclusive os músculos pélvicos, o que ajuda a sustentar o peso do bebê e ajuda também na hora do parto e da recuperação pós-parto;
  • Melhora na circulação: uma das alterações que o corpo feminino sofre durante a gestação é a mudança na circulação sanguínea, o que causa os inchaços nas pernas, mas com o esporte na gravidez, a circulação se torna mais eficiente e bem distribuída;
  • Melhora na capacidade cardiorrespiratória: com o crescimento do bebê, as caixa torácica se altera de posição, os pulmões ficam apertados e assim pode ocorrer em muitas mulheres a dificuldade de respiração, mas a atividade física pode devolver e aprimorar a respiração, o que é essencial para a oxigenação do feto e de todo o organismo;
  • Regulação hormonal: a atividade física é pioneira em regular as taxas hormonais, reduzindo o nível de cortisol, aumentando os níveis de endorfina, isto oferece sensação de bem-estar, redução do estresse e irritabilidade, consequentemente reduz as chances da gestante desenvolver depressão pós-parto;
  • Controle do peso: o ganho de peso exacerbado é um fator de mal estar, dores, queda da autoestima, mas com o esporte na gravidez, é possível controlar o ganho excessivo de peso, tornando a recuperação pós-parto mais rápida.

Cuidados relacionados ao esporte na gravidez

No primeiro trimestre não é aconselhável a prática esportiva, pois se trata de um período com mais riscos, portanto é essencial consultar o obstetra, realizar avaliações e somente praticar esporte na gravidez com recomendação médica.

Considerações no treinamento das mulheres >
Tratamento das dores na coluna >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

drmarciosilveira

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da Secretária de Saúde de Brasília / DF, em sua rede pública de hospitais, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube e os serviços dos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Médico ortopedista especialista em Traumatologia com foco em Esportiva, Cirurgia do Joelho e Ortopedia do Idoso, atende em Brasília / DF, na sua clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura, fornecendo tratamento conservador e operatório no Cruzeiro, Asa Norte, Taguatinga e Ceilândia.

Disqus Comments Loading...

Esta página usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, entenderemos que você concorda com a nossa política de privacidade.