Bicicleta ergometeica é boa para artrose joelho e quadril? A bicicleta ergométrica é sim.
O tecido nobre que está no joelho, a cartilagem, não tem vasos sanguíneos (é avascular).
Pois bem, a cartilagem possui colágenos e proteínas que formam uma espécie de esponja que se hidrata recebendo oxigênio. Além disso, assim como a esponja, a cartilagem é maleável e tem capacidade de receber impactos.
O movimento do joelho gera uma sequência de situações que massageiam e levam à troca da água em toda superfície da cartilagem.
O exercício que promove o maior arco de movimento do joelho sem impacto e traumas é a bicicleta. Assim, a bicicleta é o melhor exercício para o joelho e quadril, principalmente para quem tem artrose, pois, além de proteger a cartilagem, estimula a cartilagem.
Postura correta ajuda a evitar dores
É muito importante ficar atento ao alinhamento correto da sua coluna. Com uma postura incorreta, seu joelho acaba ficando sobrecarregado, podendo sofrer traumas após algum tempo de exercícios realizados com a postura incorreta.
Seus joelhos nunca devem estar abertos, para isso, é necessário se atentar ao alinhamento entre o quadril e os joelhos na bicicleta.
Pedalar com a postura alinhada evita dores tanto nos joelhos e quadris, como em outras partes do corpo, para isso:
- Mantenha sempre a coluna ereta, evitando deixar o peito mais a frente que o resto do corpo;
- Deixe seus braços sempre semiflexionados, dessa maneira você evita fazer força nos braços e previne problemas futuros como a tendinite;
- O banco deve estar ajustado na posição horizontal, sem inclinação;
- Evite forçar o pescoço mantendo a cabeça e o olhar sempre a frente;
- Segure os guidões com os braços levemente inclinados;
- Mantenha as pernas com uma leve flexão de aproximadamente 15º entre a coxa e a perna;
- Alinhe os joelhos e quadril com os guidões;
- De impulso para subir na bicicleta para que seus pés fiquem na posição correta.
Ou utilizar a bicicleta horizontal.
Faça os ajustes necessários em sua bicicleta
Fazer os ajustes adequados em sua bicicleta tornará seu pedal bem mais confortável. Então, antes de começar a praticar a atividade, é importante conferir se o selim está em uma altura adequada, caso esteja muito alto ou muito baixo, seus joelhos com certeza sentirão um impacto maior. O mesmo vale para os pedais, muito longe ou perto do quadro.
Para marcar a altura correta, posicione-se ao lado da bicicleta. O selim precisa sempre ficar na altura do osso do seu quadril. Preste também atenção na inclinação do selim, ele não deve ficar nem muito pra frente e nem muito pra trás, o ideal é que fique sem inclinação, totalmente na posição horizontal.
Outro ponto de atenção muito importante ao andar de bicicleta é em relação à sua maneira de pisar. A parte dos pés que vai te ajudar no impulso é a que fica localizada abaixo do dedão, popularmente conhecida como “bola do pé”. Para a sua segurança, nunca pedale usando o calcanhar, meio ou ponta dos pés. Pedalar de forma errada pode forçar os tendões, causando cansaço e desconforto, além de uma maior sensação de esgotamento.
Deixe um comentário ou questionamento