Os principais fatores a serem levados em conta são:

  • Posição na bicicleta: Como já dito, postura errada pode levar a sobrecarga. Para se prevenir disso, existe o “bike fit” que ajusta a altura ideal do quadro, guidão e selim para a altura e biotipo do ciclista.
  • Força no tronco (core ou centro): Se seus músculos estabilizadores da bacia, pélvis e abdome não são suficientemente fortes, sua parte inferior das costas cairá na bicicleta, causando tensão excessiva. Trabalhar o tronco também tornara seu desempenho mais efetivo, pois suas pernas empurrarão os pedais de uma base mais forte!

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso ColunaCiclista

É a queixa mais comum tanto em profissionais quanto a amadores. Sendo transitória por poucos dias, pode ser considerada normal. A postura em flexão contínua tende a relaxar os músculos abdominais e por maior tensão na região lombar, principalmente nos músculos e ligamentos.

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso dor lombar no ciclismo

Além do fortalecimento desse dois grupos musculares a inclinação correta da pelve anteriormente tende a distribuir de forma uniformemente a carga na região, causando menos estresse e consequentemente menos dor em um ponto específico. A flexão lateral excessiva do tronco também deve ser evitada.

Dor nos joelho na pratica de ciclismo, como evitar >