Para realização de cirurgias é necessária a realização de incisões (cortes) na pele. A cicatriz depende do tipo de cirurgia realizada. Nas artroscopias, as incisões têm aproximadamente 1 cm cada. Nas artroplastias (próteses), a cicatriz varia entre 12 e 20 cm, dependendo do caso e tamanho do paciente.
A cicatriz pós-operatória depende de vários fatores: tipo e local da incisão, tipo de sutura (ponto) realizada, características do paciente e cuidados após a cirurgia.
Toda cicatriz passa por diversas fases: cicatrização, formação de fibrose e remodelamento. Inicialmente a cicatriz é vermelha, depois fica mais escura até aproximadamente 6 meses, e então começa a clarear, geralmente até 1 ano após a cirurgia.
No verão, as pessoas costumam usar roupas mais curtas e ir a praia, o que pode expor as cicatrizes cirúrgicas ao sol. É muito importante proteger as cicatrizes, principalmente nos primeiros 6 meses, para evitar o aumento de pigmentação (cicatriz mais escura).
Sempre indicamos o uso de protetor solar, com fator acima de 50 fps, diariamente após a retirada dos pontos e fechamento completo da ferida por 6 meses, mesmo nos dias sem sol. Nas fases iniciais após a cirurgia (1 mês) também indicamos o uso de proteção com micropore.
Orientações comuns:
- o enfaixamento poderá ser retirado, em casa, após 1 dia de cirurgia. A aplicação de gelo local deverá ser mantida, protegendo a pele com uma toalha fina, 2-3 vezes ao dia, 15 minutos, por 3-5 dias. Inchaço e pequenos sangramentos são comuns.
- lavar a ferida operatória com água e sabonete sem esfregar. Banhos de imersão, como banheira e piscina, são contraindicados até a retirada dos pontos.
- após a retirada dos pontos, por volta de 15 a 20 dias, exercícios na piscina são permitidos e bem indicados, se o desconforto pós-operatório permitir.
- prestar bastante atenção nas orientações da receita de alta (retorno, medicação etc).
- fazer os exercícios ensinados pelo médico, caso orientado, pelo menos 03 vezes ao dia:
– Para membro inferior: extensão completa do joelho na cama, contração do quadríceps (coxa) por 10 segundos e flexão progressiva assentado (arrastar o pé). Quando não puder fletir (dobrar) devido uso de tala, faça as atividades em extensão. Os pontos não irão se soltar. Fique tranqüilo! Quando possível, fazer a elevação do membro retificado.
– Para membro superior: exercícios de rotação ou mobilização passiva. - equimoses (manchas roxas) são comuns, não se preocupem.
- cerca de 20 a 30% dos pacientes apresentam dormência ao redor da ferida operatória, exemplo na perna devido a retirada do enxerto, incisão operatória e/ou artroscopia. Esta alteração melhora na maioria dos casos em até 06 semanas.
Controle da dor pós-operatória
Ter um pouco de dor após a operação é normal. Você pode ter dor por várias semanas após a cirurgia. Tenha em mente que cada pessoa sente dor de forma diferente.
O risco de se tornar viciado em analgésicos é baixo se você está usando-o como prescrito para controlar sua dor.
Maneiras de reduzir a dor
- Descanso e atividades relaxantes.
- Aplique compressa de gelo no local da cirurgia para reduzir a dor e inchaço. Use o gelo várias vezes por dia, durante 15 minutos de cada vez para um máximo
benefício. - Eleve seu braço ou perna acima do seu nível do coração para ajudar a reduzir o inchaço, pressão e dor.
- Faça os movimentos que podem ser realizados, orientados pelo médico, para membro superior ou membro inferior.
Efeitos colaterais comuns de Medicação de dor
Prisão de ventre:
Promover movimentos intestinais regulares, aumentar a sua ingestão de líquidos, a quantidade de fibras em sua dieta e sua atividade.
Beber suco de ameixa ou mamão também pode ser útil. Fazer uso de probióticos. Um laxante pode ser necessário. Fale com o seu médico.
Dor de estômago: Tome a sua medicação conforme orientação médica, para ajudar a prevenir a dor de estômago. Caso ainda persista a dor, solicite para o seu médico a medicação específica.
Deixe um comentário ou questionamento