Os exercícios básicos visam uma reabilitação inicial mais rápida. Deverão ser efetuados assim que a dor permitir. São seguros e não vão causar danos a cirurgia realizada. Se tiver qualquer dúvida, no primeiro retorno após a cirurgia podemos dar as orientações necessárias.

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso Paciente com extensao ativa do joelho no pos operatorio imediato

1) A primeira preocupação na reabilitação do joelho é com a extensão completa, já no pós-operatório imediato. Com o membro sobre a cama, procure forçar a extensão até encostar a parte posterior do joelho na cama. Para conseguir extensão completa, coloque uma toalha enrolada ou uma pequena almofada abaixo do tornozelo. Ao mesmo tempo, pode-se fazer a contração do quadríceps (músculo da parte anterior da coxa) por 10 a 15 segundos, várias vezes ao dia. Isso vai prevenir a hipotrofia da coxa e acelerar a recuperação da musculatura. A extensão completa deverá ser conseguida o mais cedo possível. O limite seguro deverá ser 03 semanas. Após 06 semanas dificilmente se consegue ganhar mais extensão.

Observação: O hábito de colocar uma almofada ou travesseiro abaixo dos joelhos é confortável, mas pode retardar o ganho de extensão. Procure evitar esta posição e procurar colocar estes apoios abaixo do tornozelo, para que a gravidade atue no sentido de estender os joelhos.

2) O ganho de amplitude de movimento é igualmente importante. Poderá ser precoce, caso permitido pelo médico, sem risco de soltar os pontos ou abrir a ferida. Poderá causar pequenos sangramentos que não vão comprometer a cirurgia. Pode ser feito assentado ou deitado na cama. O uso de skate ou patins pode ajudar. Caso não sejam disponíveis, poderá ser feito em qualquer superfície deslizante. Arraste o pé para frente e para trás devagar. Quando atingir uma angulação que cause dor, tente segurar por alguns segundos que a dor acomodará. Tente fletir um pouco mais e depois estenda de novo. Faça este exercício várias vezes ao dia.

3) A elevação do membro retificado deve ser tentada quando o joelho já estiver totalmente estendido. Geralmente é conseguida após alguns dias de pós-operatório. Deverá ser feitas 03 séries de 10 movimentos de 3 a 4 vezes ao dia.

Órteses para joelhos >
Cuidados com a ferida operatória >
Saiba mais sobre tratamentos para problemas nos joelhos >

Parestesia na perna após operação no joelho

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso locais disestesia

Acontece por lesão do ramo infra-patelar do nervo safeno, mas não é muito comum.

Ocorre em incisões na porção anterior e medial do joelho, tanto na incisão da artroscopia, como nas incisões para retirada de enxerto, e demais intervenções.

Pode causar uma região de dormência na perna, peri-incisional, ou comumente, na porção proximal e lateral, causando desde uma pequena alteração na sensibilidade até casos de dor em queimação.

Na grande maioria dos casos some totalmente num período de 3 a 6 meses. A seqüência de recuperação da lesão do nervo periférico se dá inicialmente pela recuperação da dor e sensação térmica e por último a sensibilidade tátil.