As articulações que conectam os ossos e se alinham para formar a coluna vertebral são chamadas facetas. Articulações saudáveis deslizam livremente e permitem o movimento.

A dor facetária é uma patologia em que as pequenas articulações, chamadas facetas, localizadas na parte de trás da coluna vertebral, estas facetas quando apresentam artrose se tornam dolorosas, semelhante à dor causada pela artrose no joelho ou nos quadris.

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso artrose interfacetaria

O processo natural de envelhecimento, lesões, artrite e certas condições da coluna podem mudar a maneira com que as articulações facetarias se movem e levam a dor e ao movimento restrito.

Tais sintomas são conhecidos como síndrome da articulação facetaria.

A artrite da articulação facetária é também conhecida como artropatia facetária, ou espondilose.

Para a maioria das pessoas, os sintomas da síndrome da articulação facetaria são aliviados com medicamentos e fisioterapia.

Para proporcionar resultados mais duradouros, pode ser utilizado o seguinte procedimento: a neurotomia por radiofrequência (rizotomia por radiofrequência), utiliza o calor para ‘”desligar” um nervo e impedi-lo de captar sinais de dor.

Medicamentos, fisioterapia e neurotomia por radiofrequência podem aliviar os sintomas da síndrome restaurar o movimento livre de dor possibilitando a retomada da maioria de suas atividades favoritas e desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

Saiba mais como melhorar a qualidade de vida >