A lesão ciclope é uma complicação cirúrgica que surge após o procedimento de reconstrução da ruptura do ligamento cruzado anterior. A patologia consiste no desgaste do novo ligamento formando algo como um nó,  causando dor, inchaço e redução do movimento articular. Também chamada de Síndrome ou Nódulo de Ciclope (SC).

Definição da Lesão Ciclope

Como mencionado anteriormente a lesão surge, no geral, após a realização da reconstrução do LCA. A patologia consiste em uma hipercicatrição do enxerto do ligamento, onde forma-se  algo similar a um queloide dentro da articulação.

A lesão pode ser fruto de um erro técnico no posicionamento dos túneis durante a artroscopia, porém por vezes ela pode ser idiopática, e até mesmo desenvolver-se sem o paciente ter feito o procedimento.

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso ciclope

Sintomas

Os sintoma da síndrome aparecem logo no período pós operatório, e os mais característicos são:

  • Dor intensa na região do joelho
  • Um claro som de estalo vindo da articulação
  • Perda de movimento
  • Sensação de travamento do joelho
  • Crepitações dolorosas

A SC ocorre entre o segundo e o terceiro mês de pós-operatório, quando o processo de reabilitação está sendo realizado. O paciente começa a perder o movimento de extensão e não evolui mais no ganho, pode aparecer já associado à dor e ao estalido audível.

Tratamento

O tratamento dado a patologia é o desbridamento cirúrgico da lesão, feito através de uma artroscopia. Nele, o cirurgião especialista realiza a limpeza dos tecidos dos ligamentos através de instrumentos inseridos no interior do joelho.

Conheça sobre a cirurgia para LCA >