Há um grande número de causas que deixam o joelho inchado. Entre elas podemos citar lesões no menisco, nas cartilagens ou ligamentos do joelho. Além disso, infecções, fraturas e outras formas de contusões provocam inchaço na região. Por fim, doenças reumáticas autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide também deixam o joelho inchado.

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso joelho inchado

Joelho inchado após queda
O inchaço no joelho após uma queda é o principal indício de que o tombo causou uma lesão na região. Se for o caso, o paciente deve buscar rapidamente um médico para avaliar o problema.

Joelho inchado e dolorido
A combinação entre joelho inchado e dores na região está geralmente ligada a uma lesão de origem esportiva, nos ligamentos ou meniscos.

Joelho inchado e quente
O joelho é normalmente uma das partes mais frias do corpo humano e costuma estar mais gelado restante da perna. No entanto, alguns problemas podem tornar o joelho quente. As principais causas são danos aos ligamentos e meniscos.

O que fazer com um joelho inchado
Antes de tudo, é essencial determinar a causa exata do inchaço. Só assim será possível realizar um tratamento completamente eficaz. No entanto, algumas orientações gerais podem ser dadas, como aplicação de gelo no joelho afetado, repouso e uso de medicamentos anti-inflamatórios, este último apenas sob prescrição médica.

Tratamento de um joelho inchado
Em casos mais graves e quando o inchaço do joelho é importante, o médico especialista pode recomendar a realização de uma punção. A retirada do líquido alivia os sintomas e pode inclusive auxiliar no diagnóstico do problema. Quando o inchaço está associado a situações como lesões nos ligamentos ou fraturas, uma cirurgia se faz necessária.

Saiba mais sobre as doenças do joelho >