Diferentemente da cartilagem, o osso que fica abaixo dela é rico em nervos e sangue e as estruturas como tendões, músculos e ligamentos têm muitas terminações nervosas. Logo, as dores que as pessoas apresentam podem originar-se no osso que fica abaixo da cartilagem ou nas outras estruturas que têm nervos. Mas o mais provável é que a dor seja resultado de problemas no conjunto de todos esses tecidos. Isso explica, pelo menos em parte, porque há pessoas com muitas alterações na radiografia das juntas causadas por artrose sem apresentar muitos sintomas e o contrário também é possível. Ou seja, muitos sintomas, com pouca alteração nos exames de imagem. A inflamação que ocorre na junta com artrose não é intensa, mas é persistente e parece que aumenta com o tempo. Essa inflamação parece ser a maior razão de as pessoas terem sintomas que incluem: dor, principalmente aos movimentos; inchaço, sensação de crepitação (estalos) nas juntas; dificuldade para movimentar as juntas.

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso progressao artrose

artrose é uma doença crônica e progressiva, que causa dores e limitações em muitas pessoas, mas que hoje é bem mais estudada. Isso levou ao desenvolvimento de novos tratamentos para a artrose de joelho.

Saiba mais sobre a artrose no joelho >