O principal ponto do tratamento da osteoporose é seguir as recomendações de prevenção, pois nunca é tarde para aderir a hábitos de vida saudáveis. Dentre eles, a prática de atividade física é o hábito de maior impacto positivo para prevenir fraturas. Além disso, tomar sol diariamente e alimentação regular e adequada. Caso ocorra a fratura,  segue o mesmo tratamento em qualquer idade, com algumas diferenças:

  • tratamento conservador: aceita mais graus de desvios e deformidade para evitar um procedimento operatório, com uma perda de função moderada, que se mantem ainda funcional para as ativdades exercidas pelo paciente.
  • tratamento operatório ou cirúrgico: deve se tomar cuidado na escolha do implante, que tem de ser especial, com uma fixação mais estável do osso. Em relação a saúde do paciente, é fundamental uma avaliação pré-operatória, particularmente os que necessitam de cirurgia de urgência, na tentativa de reduzir os riscos, podendo aguardar alguns dias para a operação, estabilizando o paciente e preparando tudo para a realização do procedimento com segurança, como avaliação da função renal, disfunções hormonais (controle da glicemia é muito importante), das séries sanguíneas, alterações nutricionais (exemplo: albumina sérica no pré-operatório é um forte preditor de complicações nos primeiros 30 dias de pós-operatório), etc. Saiba mais com detalhes aqui >