Na subluxação, os ossos na articulação ficam parcialmente fora de posição. Muitas vezes, uma articulação permanece deslocada até que seja colocada de volta no lugar (reduzida) por um médico, mas às vezes ela volta ao lugar sozinha. Uma luxação é uma separação completa dos ossos que formam uma articulação.
A Luxação e a Subluxação são o deslocamento repentino das extremidades dos ossos que formam uma articulação, como por exemplo, as articulações do tornozelo ou do ombro. Quando esse deslocamento ocorre completamente e os ossos perdem contato entre eles, chama-se Luxação, quando a separação é parcial, ou seja, incompleta e ainda existe algum ponto de contato entre os ossos, chama-se Subluxação. Essas lesões, muitas vezes podem causar danos também às estruturas próximas a região afetada, como: músculos, ligamentos, vasos sanguíneos.
A maioria das luxações resulta de lesões agudas ou uso excessivo.
A parte luxada dói (sobretudo quando for usada), fica geralmente inchada e pode apresentar hematomas ou ter aspecto deformado, torcido ou fora do lugar.
Também pode haver presença ou desenvolvimento de outras lesões, como fraturas, danos em vasos sanguíneos e nervos, síndrome compartimental, infecções e problemas articulares duradouros.
Às vezes, os médicos conseguem diagnosticar luxações com base nos sintomas, nas circunstâncias que causaram a lesão e nos resultados de um exame físico, mas às vezes são necessárias radiografias ou outros exames de diagnóstico por imagem.
O tratamento envolve a recolocação dos fragmentos ósseos no lugar (redução), geralmente por manipulação e imobilização, mas às vezes é necessário realizar cirurgia.
Muitas luxações não causam problemas duradouros, mas algumas enfraquecem ou laceram os ligamentos e tendões que estabilizam a articulação.
As articulações podem se tornar rígidas, e os músculos podem encurtar ou atrofiar quando uma articulação é imobilizada.
As articulações são parte do sistema musculoesquelético, que consiste em ossos, músculos e os tecidos que os ligam (ligamentos, tendões e outros tecidos conjuntivos, chamados tecidos moles). O sistema musculoesquelético confere ao corpo a sua forma, a sua estabilidade e permite a sua movimentação.
Deixe um comentário ou questionamento