Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho – Adulto e Infantil – e Idoso

Fratura de tornozelo – maléolos

Fratura de tornozelo

Um tornozelo fraturado significa que um ou mais dos ossos que constituem a articulação do tornozelo estão quebrados.

A fratura de tornozelo pode variar de uma simples trinca em um osso, que não pode impedi-lo de ficar de pé, a várias fraturas, o que desloca o tornozelo fora do lugar e pode impossibilitar que você não colocar peso sobre os pés por alguns meses.

Simplificando, quanto mais ossos estão quebrados, mais instável o tornozelo fica. Pode ter ligamentos danificados também. Os ligamentos do tornozelo mantem a articulação na posição.

Tornozelos quebrados afetam pessoas de todas as idades.

maléolos medial e lateral - fratura de tornozelo

Anatomia

Três ossos compõem a articulação do tornozelo:
• Tìbia – osso da canela
• Fíbula – osso menor da perna
• Tálus – um pequeno osso que fica entre o osso do calcanhar (calcâneo) e da tíbia e fíbula

A tíbia e a fíbula têm partes específicas que compõem o tornozelo, os maléolos:
• medial – parte interna da tíbia
• posterior – parte posterior da tíbia
• lateral – final da fíbula

Médicos classificam fratura de tornozelo de acordo com a área do osso que está quebrado. Por exemplo, uma fratura no final da fíbula é chamada de uma fratura do maléolo lateral, ou se tanto tíbia e fíbula são quebrados, é chamado de uma fratura bimaleolar.

Duas articulações estão envolvidas em fraturas do tornozelo:
• articulação do tornozelo – onde tíbia, fíbula e tálus se unem
• sindesmose – a articulação entre a tíbia e a fíbula, que é realizada em conjunto por ligamentos

Vários ligamentos ajudam a tornar estável a articulação do tornozelo.

Causas da fratura de tornozelo

• Torcer ou girar o tornozelo
• Rolando seu tornozelo
• Tropeçar ou cair
• Impacto durante um acidente de carro

Sintomas da fratura de tornozelo

Como uma entorse de tornozelo grave pode parecer o mesmo que um tornozelo quebrado, cada lesão no tornozelo deve ser avaliada por um médico.

Os sintomas mais comuns de um tornozelo quebrado incluem:
• dor imediata e severa
• inchaço
• hematomas
• sensibilidade ao toque
• não é possível colocar qualquer peso sobre o pé lesionado
• deformidade (“fora do lugar”), especialmente se a articulação do tornozelo estiver deslocada

>>> Como tratar a Entorse de tornozelo >>>

Exames de imagem

Se o seu médico suspeitar de uma fratura de tornozelo, ele vai pedir exames adicionais para fornecer mais informações sobre a sua lesão.

Radiografia: os raios-X são a técnica de diagnóstico mais comum e amplamente disponível. Podem mostrar se o osso está quebrada e se existe deslocamento (distância entre as partes dos ossos quebrados). Eles também podem mostrar quantos pedaços de osso há. Pode ser tomado da perna, tornozelo e pé para ter certeza que nada mais está ferido.

Tomografia computadorizada (TC): este tipo de análise pode criar uma imagem de corte transversal do tornozelo e é por vezes realizado para avaliar ainda mais a lesão no tornozelo. Isto é particularmente útil quando a fratura se estende para a articulação.

>>> Conheça mais sobre as fraturas no tornozelo >>>

fratura de tornozelo

Tratamentos para fratura de tornozelo, clique aqui >

Seguimento da fratura de tornozelo

Existe uma tão vasta variedade de ferimentos, há também uma vasta gama de diferenças no processo de cura entre as pessoas.

É preciso pelo menos 6 semanas para os ossos quebrados cicatrizarem. Pode levar mais tempo para os ligamentos e tendões envolvidos.

Como mencionado acima, o seu médico provavelmente irá monitorar a cicatrização óssea com radiografias repetidas. Isso normalmente é feito com mais frequência durante as primeiras 6 semanas, se a cirurgia não foi escolhida.

Embora a maioria das pessoas retornem às atividades diárias normais, exceto para esportes, dentro de 3 a 4 meses, estudos têm mostrado que ainda podem estar se recuperando até 2 anos depois de suas fraturas de tornozelo. Pode levar vários meses para você parar de mancar enquanto você anda e retornar ao esporte no seu nível competitivo anterior.

A maioria das pessoas voltar a dirigir dentro de 9 a 12 semanas a partir do momento em que foram feridas.

Reabilitação

A reabilitação é muito importante, independentemente de como uma fratura de tornozelo é tratada.

Quando seu médico permite começar a mover o tornozelo, fisioterapia e programas de exercícios em casa são muito importantes. Fazer seus exercícios regularmente é a chave.

Eventualmente, você também vai começar a fazer exercícios de fortalecimento. Pode levar vários meses para que os músculos ao redor de seu tornozelo fiquem fortes o suficiente para você andar sem mancar e para retornar às suas atividades normais.

Mais uma vez, irá apenas fazer a diferença se você realmente fazê-las.

>>> Fortalecimento do tornozelo >>>

Descarga de peso corporal

Sua fratura específica determina quando você pode começar a colocar peso em seu tornozelo. Seu médico irá permitir que você comece a colocar peso sobre o tornozelo quando ele sentir que a sua lesão é estável o suficiente para fazê-lo.

É muito importante não colocar peso sobre o tornozelo até o seu médico dizer que você pode. Se você colocar peso sobre o tornozelo lesionado muito cedo, os fragmentos da fratura podem se mover ou a cirurgia pode falhar e você pode ter que começar de novo.

Perguntas frequentes

[fusion_faq filters=”” featured_image=”” cats_slug=”fratura-de-tornozelo” exclude_cats=”” orderby=”date” order=”DESC” type=”” boxed_mode=”” border_size=”” border_color=”” background_color=”” hover_color=”” divider_line=”” title_font_size=”” icon_size=”” icon_color=”” icon_boxed_mode=”” icon_box_color=”” icon_alignment=”” toggle_hover_accent_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” /]

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Descubra mais sobre Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading