Fraturas do fêmur (osso da coxa)

O fêmur (osso da coxa) é o osso mais longo e forte em seu corpo. O fêmur é tão forte portanto normalmente necessita de muita força para quebrá-lo. Batidas de carro, por exemplo, são a causa número um de fraturas do fêmur.

A parte longa e reta do fêmur é chamado de diáfise do fêmur. Quando existe uma quebra de qualquer lugar ao longo desse comprimento do osso, ele é chamado de fratura da diáfise femoral.

Fraturas do fêmur

Tipos de fraturas do fêmur diafisárias

Fraturas do fêmur variam grandemente, dependendo da força que faz com que a ruptura ocorra. Os pedaços de osso podem alinhar corretamente ou estar fora de alinhamento (deslocadas), e a fratura pode ser fechada (pele intacta) ou aberta (o osso atravessa pela pele).

Médicos descrevem fraturas uns aos outros utilizando sistemas de classificação. Fraturas de fêmur são classificadas de acordo com:

  • A localização da fratura (o eixo femoral é dividida em três partes: distal, meio e proximal)
  • O padrão da fratura (por exemplo, o osso pode quebrar em direções diferentes, tais como transversalmente, longitudinalmente, ou oblíqua)
  • Se a pele e o músculo acima do osso é rasgado pela lesão

Os tipos mais comuns de fraturas do fêmur diafisárias incluem:

  • Transversal: Neste tipo de fratura, a quebra é uma linha reta horizontal atravessando todo o eixo femoral.
  • Oblíqua: Este tipo de fratura tem uma linha angular entre o eixo.
  • Em espiral: A linha de fratura circunda o eixo como as listras em um bastão de doces. Uma força de torção na coxa faz este tipo de fratura.
  • Cominutiva: Neste tipo de fratura, o osso foi quebrado em três ou mais pedaços. Na maioria dos casos, o número de fragmentos de osso corresponde a quantidade de força necessária para quebrar o osso.
  • Exposta: Se um osso quebra de tal maneira que os fragmentos de osso passam através da pele ou de uma ferida penetrante até o osso partido, a fratura é chamada de fratura aberta ou exposta. As fraturas expostas muitas vezes envolvem muito mais danos aos músculos que rodeiam, tendões e ligamentos. Elas têm um maior risco de complicações – especialmente infecções e demorar mais tempo para curar.

>>> Conheça mais sobre as fraturas diafisárias do fêmur >>>

Causas de fraturas do fêmur

Fraturas diafisárias do fêmur em pessoas jovens são frequentemente devido a algum tipo de colisão com alta energia. A causa mais comum de fratura femoral é acidente com um veículo a motor ou de moto. Ser atingido por um carro é outra causa comum, assim como quedas de alturas e ferimentos por arma de fogo.

Um incidente de menor força, como uma queda de pé, pode causar uma fratura femoral em uma pessoa mais velha que tem os ossos mais fracos.

Fraturas do fêmur (osso da coxa)

Sintomas das fraturas do fêmur

As fraturas do fêmur geralmente provoca dor imediata e severa. Você não será capaz de colocar o peso sobre a perna lesionada, e o membro pode parecer deformado – menor do que a outra perna e não mais em linha reta.

Exame médico

História clínica e exame físico

É importante que o médico saiba os detalhes de como você machucou sua coxa. Por exemplo, se você estivesse em um acidente de carro, iria ajudar o seu médico saber o quão rápido você estava indo, se você fosse o motorista ou passageiro, se você estivesse usando o cinto de segurança, e se os airbags dispararam. Esta informação irá ajudar o médico a determinar como você foi ferido e se você pode estar ferido em outro lugar.

Também é importante para o seu médico saber se você tem outros problemas de saúde como pressão alta, diabetes, asma ou alergias. O seu médico também lhe fará perguntas sobre quaisquer medicamentos que toma.

Depois de discutir a sua lesão e história médica, o médico fará um exame cuidadoso. Ele irá avaliar o seu estado geral, e então se concentrar em sua coxa. O seu médico irá procurar por:

  • Uma deformidade óbvia da coxa / perna (um ângulo incomum, torção ou encurtamento da perna)
  • Feridas profundas na pele
  • Contusões
  • Pedaços ósseos que podem estar empurrando a pele

Após a inspeção visual, o seu médico irá palpar ao longo de sua coxa, perna e pé procurando anomalias e verificando a firmeza da pele e os músculos em torno de sua coxa. Ele também irá sentir a pulsação. Se você está acordado, o médico irá testar a sensação e movimento em sua perna e pé.

Exames de imagem

Outros exames que irão fornecer ao seu médico mais informações sobre a sua lesão incluem:

Radiografias (raios-X): A forma mais comum para avaliar uma fratura é com raios-x, que fornecem imagens claras do osso. Radiografias podem mostrar se um osso está intacto ou quebrado. Eles também podem mostrar o tipo de fratura e onde está localizado.

Tomografia Computadorizada (TC): Se o seu médico ainda precisa de mais informações depois de rever as radiografias, ele pode pedir uma tomografia computadorizada. A TC mostra uma imagem em corte transversal do seu membro. Ela pode fornecer ao seu médico informações valiosas sobre a gravidade da fratura.

Por exemplo, às vezes as linhas de fratura pode ser muito fina e difícil de ver em um raio-x. A tomografia computadorizada pode ajudar o médico a ver os traços mais claramente.

Tratamento das fraturas do fêmur, clique aqui >

Perguntas frequentes

Uma pessoa com fratura de fêmur internada tem que tomar anticoagulante?2022-06-18T11:09:24-03:00

Na fratura de fêmur, o paciente internado tem que tomar anticoagulante até a realização da operação, devido imobilidade no leito predispor a trombose.

A profilaxia para Trombose venosa profunda deve ser realizada preferencialmente enquanto o paciente estiver em repouso. Em alguns casos o uso do anticoagulante deve ser usado por tempo prolongado.

Qual é o osso do fêmur?2020-11-29T07:01:19-03:00

O fêmur é o mais longo e pesado osso do corpo. O fêmur consiste em uma diáfise e duas epífises. Articula-se proximalmente com o osso do quadril e distalmente com a patela e a tíbia.

Quais os sintomas de fratura no fêmur?2020-03-05T08:24:25-03:00
Possíveis sintomas de fratura do fêmur:
  • Dificuldade para movimentar a perna;
  • Dor mais intensa ao colocar o peso sobre a perna;
  • Inchaço da perna ou presença de hematomas.
Quanto tempo demora para o osso do fêmur colar?2020-03-05T08:22:38-03:00

A fratura da diáfise do fêmur, em média, demora 3 meses a depender do local da fratura, tipo de fratura e complicações de cicatrização.

O que é uma fratura no fêmur?2020-03-05T08:18:48-03:00

A fratura femoral é uma fratura óssea na parte superior da perna que afeta o osso mais longo e volumoso do corpo, o fêmur. As fraturas femorais são geralmente causadas por trauma de alto impacto, como acidentes de automóvel, ou um tiro, devido à grande quantidade de força necessária para quebrar esse osso.

2023-05-31T08:07:17-03:00

Sobre o Autor:

Dr. Márcio R. B. Silveira, formado em 2006 pela faculdade federal de medicina da Universidade de Brasília (UnB), com especialização, no ano de 2009, em Traumatologia e Ortopedia pela residência da SES / DF, com subespecialização, no ano de 2012, em cirurgia do joelho e trauma esportivo em Belo Horizonte / MG, acompanhando os médicos do Cruzeiro Esporte Clube nos hospitais Maria Amélia Lins, Lifecenter, Belo Horizonte, Belvedere e João XXIII. Médico ortopedista especialista em Traumatologia com foco em Esportiva (ombro, quadril, tornozelo, pé, cotovelo), Cirurgia do Joelho, Adulto e Infantil, e Ortopedia do Idoso em Brasília / DF.

Deixar Um Comentário

Ir ao Topo