Fraturas no joelho

Principais fraturas no joelho que ocorrem:
O nosso joelho é uma importante articulação que é formada pela extremidade distal do fêmur, pela extremidade proximal da tíbia (e pela patela (rótula). O joelho ainda possui ligamentos que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos (interno ou medial e externo ou lateral), que estabilizam o joelho, e amortecem os impactos sobre as cartilagens.
As fraturas no joelho ocorrem normalmente devido a traumas de alta energia como acontece nos acidentes de carro e moto, atropelamentos, quedas de altura e esportes de impacto como futebol e lutas. Mas também podem ocorrer fraturas no joelho devido a quedas de escada e torções do joelho.
Quando as Fraturas Ocorrem?
Os acidentes automotivos e esportivos são os principais motivos das lesões sofridas na articulação e que levam a sua fratura. A fratura do joelho pode ocorrer na patela, côndilos femorais, platô tibial, eminência intercondilar da tíbia e tuberosidade da tíbia.
As fraturas do joelho são diagnosticadas por exames como o RX e a tomografia computadorizada que devem ser realizadas de urgência para que o tipo de tratamento seja tão logo definido.
O tratamento para fratura na região do joelho deve ser determinado após consulta com o ortopedista e vai variar de acordo com as características da lesão e do osso que foi atingido.
No caso da fratura, o tratamento, geralmente, envolve a realização de cirurgia. Hoje, existem placas e parafusos que permitem cortes mínimos e alta resistência da fixação, mesmo para ossos com osteoporose.
Quais são os sintomas da fratura no joelho?
Os principais sintomas após uma fratura no joelho são:
- Dor;
- Deformidade;
- Inchaço;
- Hematoma;
- Dificuldade de apoio do membro ao solo;
- Incapacidade de esticar o joelho, nos casos de fratura da patela.
Consequências
A fratura nos ossos do joelho também pode vir acompanhada de outras lesões como rompimento de ligamento, cartilagem e lesão no menisco. Por isso é muito importante procurar o ortopedista tão logo sofra a lesão, principalmente, se for uma fratura exposta, que exige atendimento médico imediato.
A cartilagem, por exemplo, é o tecido que reveste as articulações do corpo humano. Ela pode sofrer traumas que são causados por lesões como torção, contusão direta, distensões, ruptura de ligamentos ou um desgaste com o passar dos anos, que caracteriza a artrose.
Já os ligamentos funcionam como estabilizadores dessa articulação, que impedem o deslocamento anormal entre os ossos. O joelho possui quatro ligamentos: os cruzados anterior (LCA) e posterior (LCP) e os colaterais medial (LCM) e lateral (LCL).
A recuperação do paciente após ter o joelho quebrado também irá depender do tipo de fratura.
No entanto, na maioria dos casos restringirmos a carga (pisada ao solo) por algumas semanas após a cirurgia e, nos casos de fratura de patela, podemos indicar o uso de um imobilizador de joelho para proteger a cirurgia.
A consolidação da fratura costuma demorar em torno de 6 semanas. Porém, um retorno pleno às atividades de alta intensidade pode levar de 6 meses a 1 ano, dependendo da gravidade da fratura e da reabilitação realizada.
O tratamento adequado após a fratura do joelho é essencial para evitar complicações futuras.
MUITO BOM! VOCÊ LEU TODO O CONTEÚDO. Ficou alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.