Na região posterior ao ligamento patelar, popularmente conhecido como tendão patelar, possui uma estrutura vascularizada e gordurosa que é co-responsável pela nutrição desse ligamento denominada gordura de Hoffa. Sua inflamação é denominada Hoffite ou Síndrome de Hoffa, na maioria das vezes provocada por sobrecarga ou hipersolicitação do mecanismo extensor.

O que causa Hoffite?
A gordura de Hoffa tem a função de diminuir o atrito entre o tendão patelar e as estruturas adjacentes. Portanto, ela é uma espécie de proteção amortecendo o impacto gerado neste local. Se alguma carga maior que o habitual é gerada, acaba por se inflamar e proliferar. Isso é mais comumente visto em atletas que utilizam muito a corrida ou o salto. Contudo, pode ser vista em trabalhadores que realizam movimento repetitivo como escadas ou pedais, pessoas com sobrepeso associado a fraqueza muscular, dentre outros. Isso é devido a sobrecarga ou hipersolicitação do mecanismo extensor do joelho.
Quais os sintomas?
A hoffite costuma causar uma dor na região anterior do joelho, logo atrás do tendão patelar e o exame clínico já pode identificar o problema. Exames de imagem como ressonância facilmente detectam.
A hoffite pode causar dor, inchaço ao redor do ligamento patelar (muitas vezes é confundida com tendinite devido ter sintomas semelhantes), aumento de temperatura local do joelho e às vezes, dificuldade de movimentação. O fato de movimentar o joelho, principalmente na hora da extensão (esticar) pode causar bastante desconforto.
Como tratar a Hoffite?
Sempre deve-se buscar a causa da Hoffite e tratar. A depender da causa, ela volta ao seu estágio normal sem grandes esforços. Para os casos em que os sintomas são muito aflorados, deve-se iniciar: analgésicos / anti-inflamatórios, fisioterapia, crioterapia (gelo), repouso. Alguns casos tem resposta muito positiva com infiltração de corticoide intra-articular.

A hoffite causada por trauma, deve fazer o repouso e medicação. Quando causada por esforço repetitivo ou hipersolicitação do mecanismo extensor no esporte, no trabalho ou nas atividades diárias é diferente. Tem alívio após afastamento temporário ou apenas pela diminuição dessas atividades. Após melhora, realizar fortalecimento e reequilíbrio muscular do joelho. Deve-se avaliar a presença de encurtamentos músculo-tendíneos ou fraqueza muscular, posturas viciosas e distúrbios de alinhamento do joelho. Saiba mais >
MUITO BOM! VOCÊ LEU TODO O CONTEÚDO. Ficou alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.