Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho – Adulto e Infantil – e Idoso

Na região posterior ao ligamento patelar, popularmente conhecido como tendão patelar, possui uma estrutura vascularizada e gordurosa que é co-responsável pela nutrição desse ligamento denominada gordura de Hoffa. Sua inflamação é denominada Hoffite ou Síndrome de Hoffa, na maioria das vezes provocada por sobrecarga ou hipersolicitação do mecanismo extensor.

Já ouviu falar da gordura de Hoffa?

Mesmo muitos corredores tendo na ponta língua um verdadeiro glossário médico de partes do corpo e lesões, esse é um termo que costuma ser esquecido nas conversas, algumas vezes quase intermináveis, sobre dores depois do treino. E curiosamente, ela está associada a uma lesão comum em quem corre, a Síndrome de Hoffa ou hoffite.

A gordura de Hoffa é uma camada de lipídios localizada atrás do ligamento patelar e quando inflamada provoca dores na região anterior do joelho, inchaço e, em alguns casos, dificuldades de movimento.

hoffite

O que causa Hoffite?

A gordura de Hoffa tem a função de diminuir o atrito entre o tendão patelar e as estruturas adjacentes. Portanto, ela é uma espécie de proteção amortecendo o impacto gerado neste local. Se alguma carga maior que o habitual é gerada, acaba por se inflamar e proliferar. Isso é mais comumente visto em atletas que utilizam muito a corrida ou o salto. Contudo, pode ser vista em trabalhadores que realizam movimento repetitivo como escadas ou pedais, pessoas com sobrepeso associado a fraqueza muscular, dentre outros. Isso é devido a sobrecarga ou hipersolicitação do mecanismo extensor do joelho.

Fatores de risco da Hoffite

Indivíduos que têm demanda excessiva da região do joelho podem sofrer de Hoffite.

Pessoas com sobrepeso e obesidade também são grupos que apresentam com frequência esse tipo de lesão.

Além deles, mulheres que usam sapato com salto durante muitas horas, ou indivíduos que constantemente sobem e descem escadas também estão mais propensos a desenvolverem lesões no joelho.

No caso de praticantes de corrida, a Hoffite pode estar frequente, em virtude da hiperextensão do joelho de maneira excessiva, com movimentos de rotação excessivos e contração inadequada do músculo anterior da coxa.

Indivíduos que são praticantes de corrida, mas não fazem fortalecimento apropriado da região e tem aumento na carga e na intensidade do treino estão mais propensos a terem problemas no joelho.

Outros tipos de atletas amadores, como ciclistas, por exemplo, também apresentam maior risco de apresentarem essa lesão.

Quais os sintomas?

A hoffite costuma causar uma dor na região anterior do joelho, logo atrás do tendão patelar e o exame clínico já pode identificar o problema. Exames de imagem como ressonância facilmente detectam.

A hoffite pode causar dor, inchaço ao redor do ligamento patelar (muitas vezes é confundida com tendinite devido ter sintomas semelhantes), aumento de temperatura local do joelho e às vezes, dificuldade de movimentação. O fato de movimentar o joelho, principalmente na hora da extensão (esticar) pode causar bastante desconforto.

Como tratar a Hoffite?

Sempre deve-se buscar a causa da Hoffite e tratar. A depender da causa, ela volta ao seu estágio normal sem grandes esforços. Para os casos em que os sintomas são muito aflorados, deve-se iniciar: analgésicos / anti-inflamatórios, fisioterapia, crioterapia (gelo), repouso. Alguns casos tem resposta muito positiva com infiltração de corticoide intra-articular.

Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso lesoes no joelho condromalacia patelar

A hoffite causada por trauma, deve fazer o repouso e medicação. Quando causada por esforço repetitivo ou hipersolicitação do mecanismo extensor no esporte, no trabalho ou nas atividades diárias é diferente. Tem alívio após afastamento temporário ou apenas pela diminuição dessas atividades. Após melhora, realizar fortalecimento e reequilíbrio muscular do joelho. Deve-se avaliar a presença de encurtamentos músculo-tendíneos ou fraqueza muscular, posturas viciosas e distúrbios de alinhamento do joelho. Saiba mais >

Doenças femoropatelares >

MUITO BOM! VOCÊ LEU TODO O CONTEÚDO. Ficou alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

 

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Descubra mais sobre Dr. Márcio Silveira: Ortopedista Especialista em Traumatologia Esportiva, Joelho - Adulto e Infantil - e Idoso

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading