Bloqueios, rizotomias e infiltração na coluna
A infiltração na coluna é um importante adjuvante ao tratamento clínico da dor. São tratamentos minimamente invasivos e que podem permitir uma melhora rápida do processo doloroso.
>>> Conheça as causas de dor na coluna lombar >>>
>>> Saiba sobre os problemas que afetam a coluna >>>
Esses bloqueios têm duas ações principais, uma ação analgésica aguda e outra anti-inflamatória a médio e longo prazo. Dessa forma, o paciente consegue fazer uma reabilitação precoce e bloquear o ciclo de dor crônica.
A infiltração na coluna foraminal e facetária
A infiltração na coluna consiste em uma injeção de medicamentos na região da coluna por onde passam os nervos que vão para a perna ou braço (chamados forâmens) e também na região das articulações ou juntas da coluna (chamadas de facetas). Esse procedimento também pode ser chamado de bloqueio radicular/foraminal e rizotomia/denervação facetária.
Objetivo da infiltração
Basicamente dois medicamentos são utilizados para a infiltração na coluna, um anestésico local e um corticoide. O anestésico tem a função de aliviar a dor na fase aguda (primeiro dia) e o corticoide tem ação anti-inflamatória de aliviar a dor e diminuir os sinais inflamatórios no local a longo prazo. Esse efeito pode levar a melhora da dor na coluna e na perna (“a dor ciática” – quando feito na lombar) ou braço (quando feito na cervical), além de poder melhorar o amortecimento/formigamento no membro afetado. Geralmente o efeito do corticoide inicia após 5 dias do procedimento. Outro objetivo da infiltração é identificar o exato ponto que está gerando a crise de dor.
Imediatamente após a infiltração na coluna, você pode sentir sua perna ou braço amortecido e um pouco pesado, dependendo da resposta do seu organismo ao anestésico. Essa sensação diferente dura por algumas horas após o procedimento e depois passa. Nos primeiros 3 ou 4 dias da infiltração você pode sentir dor na coluna no ponto da infiltração e também pode sentir dor na perna. Isso acontece pois nos primeiros dias essa região fica mais sensível e o corticoide tem um efeito irritativo até ser reabsorvido pela região. Normalmente a dor passa a partir do 4º e 5º dia pela reabsorção da medicação e início do efeito analgésico e anti-inflamatório do corticoide.
A infiltração na coluna vai resolver meu problema?
Na maioria dos pacientes sim. Algumas vezes é difícil prever em quais pacientes ela terá um efeito mais positivo. Pacientes que apresentam dor na coluna que irradia para a perna ou braço respondem melhor a medicação do que aqueles que têm apenas dor na coluna. Da mesma forma, pacientes que apresentam início da dor há pouco tempo respondem melhor a infiltração na coluna do que aqueles que têm dor há muito tempo.
Perguntas frequentes
O efeito da infiltração no controle da dor lombar dura de 90 dias a mais de um ano, dependendo da medicação, da articulação e do tempo de repouso após a infiltração.
As infiltrações na coluna costumam trazer alívio da dor e melhora da movimentação da coluna de forma definitiva ou temporária e, ainda por cima, ajudam o médico a identificar a estrutura exata responsável pela dor.
[…] Saiba mais aqui. […]