Artrose no quadril

artrose no quadril

A artrose do quadril ou coxartrose é o resultado do desgaste da cartilagem da articulação coxofemoral.

A artrose do quadril é, juntamente com a artrose do joelho, das artroses mais frequentes do organismo. Atinge de 10-20% da população após os 60 anos, tendo maior incidência nos homens até aos 45 anos e nas mulheres após esta idade.

Os termos coxartrose, osteoartrose do quadril e osteoartrose coxofemoral, e mesmo artrose na bacia, são tudo sinônimos e referem-se ao desgaste da cartilagem do quadril.

As artroses podem também atingir outras articulações com as interfalângicas das mãos, trapeziometacarpianas (ou rizartrose, no polegar) e coluna condicionando, para além de dor, também impotência funcional nos doentes por ela afetados.

Causas

A coxartrose primária é aquela que não tem causa aparente (idiopática), para além do desgaste e degeneração da articulação. A coxartrose pode, no entanto, ter outras causas e denomina-se então coxartrose secundária.

As causas mais frequentes são as seguintes:

• Traumática (fraturas e luxações);
  • Impacto femoro-acetabular e displasia do acetábulo;
  • Necrose avascular da cabeça femoral;
  • Sequelas de luxação congênita do quadril e doença de Perthes na infância;
  • Doenças reumatológicas e infecciosas.

Fatores de risco

Um dos fatores de risco mais importantes, e que deverá ser controlado, é o excesso de peso. O mesmo acontece com um estilo de vida sedentário. No entanto, um excesso de utilização, como acontece em alguns atletas de alta competição, também poderá levar a um desgaste articular precoce.

A coxartrose ou artrose do quadril origina os seguintes sintomas:

• Dor no quadril, de caráter mecânico, isto é, que agrava com os movimentos, por vezes com irradiação para a virilha, coxa ou joelho;
  • Crepitação, rigidez articular e limitação da amplitude dos movimentos;
  • Claudicação durante a marcha, o que obriga por vezes ao uso de muletas;
  • Atrofia muscular por desuso;
  • Redução progressiva da distância que consegue caminhar sem dor.

Na coxartrose bilateral, os sintomas condicionam impotência funcional mais marcada, podendo mesmo interferir com a higiene pessoal e com as atividades da vida diária.

coxartrose

A coxartrose tem geralmente um fácil diagnóstico, pois a clínica é característica e uma simples radiografia fazem a sua confirmação.

Tratamentos

A artrose no quadril pode beneficiar com a prática regular de exercícios específicos com o objetivo de manter a mobilidade da coxofemural, reduzir a atrofia muscular, e melhorar a função geral da articulação. Estes exercícios são geralmente praticados dentro da água, em aulas de natação ou hidroginástica, visto que o efeito de sustentação vai facilitar uma mobilização indolor e com menos esforço, do que a realizada sob a ação da gravidade. Não tendo possibilidade de realizar na água, podem ser realizados exercícios funcionais leves.

>>> Exercícios para Fortalecimento para quadril >>>

O tratamento fisioterapêutico para artrose passa por:

1. Utilização de uma série de aparelhos com objetivos anti-inflamatórios, por exemplo: ultrassons, ondas curtas e tens;
  2. Termoterapia – calor ou frio;
  3. Técnicas manuais para alongamentos e mobilização articular;
  4. Reforço muscular através de exercícios de hidroginástica ou com cargas ligeiras;
  5. Acupuntura.

>>> Protocolo de Fisioterapia especializada no quadril >>>

Medicamentos

A prescrição de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, ajuda a controlar a dor e a inflamação local, reduzindo o derrame articular associado e melhorando a mobilidade da articulação.

Outros remédios muito usados, poderão ser os suplementos de colágeno. Estes são componentes essenciais das articulações e poderão estar diminuídos quando existe desgaste. A sua ingestão parece ser benéfica, pois consegue reduzir a quantidade de anti-inflamatórios necessários para o controle da dor.

A injeção intra-articular de ácido hialurônico no quadril com artrose, é considerado um tratamento com resultados comprovados pela literatura.

Tratamento cirúrgico (Cirurgia)

A cirurgia para coxoartrose, consiste classicamente em três tipos de operações:

1. as artrodeses (operação com o objetivo de obter a fusão da articulação para anular a dor) eram utilizadas em doentes jovens, mas foram praticamente abandonadas pois retiram a mobilidade articular por completo;
  2. as osteotomias de reorientação, em que o cirurgião tentava colocar em carga a zona da cabeça femoral menos atingidas pelo desgaste, falharam pelo alivio incompleto e temporário dos sintomas;
  3. as artroplastias do quadril vieram praticamente substituir as 2 anteriores em face dos resultados excelentes e as sobrevidas longas que atualmente é possível obter. Saiba mais clicando aqui >
clínica salus trata

Descubra nossos protocolos de tratamento eficazes e sem cirurgia, baseados em exame clínico detalhado, análise computadorizada da marcha e corrida e mais de 60 trabalhos científicos.

Deixe uma avaliação!