Bursite no cotovelo

bursite no cotovelo

A bursite olecraniana ou bursite no cotovelo pode ocorrer pelo hábito de sempre apoiar os mesmos em mesas ou cadeiras. Entretanto, ultimamente vem se tornando bem comum em cotovelo de lutadores, principalmente em virtude das quedas.

• Inchaço na parte posterior do cotovelo;
  • Na fase aguda, pode haver dor forte e insuportável à palpação;
  • Rubor ou vermelhidão;
  • Sensação de calor local;
  • Dificuldade de movimentar a articulação.

Diagnóstico

A primeira etapa é clínica, realizada por um ortopedista. É fundamental que sejam investigados os sintomas, as atividades da vida diária e o histórico de saúde familiar e individual na anamnese, para assim seguir para a próxima etapa.

No exame físico, o médico apalpa toda a estrutura do cotovelo e pede para que o paciente realize movimentos de rotação e extensão de braço para identificar presença de sinais clínicos.

Pode ser usado ainda, para ajudar na confirmação do diagnóstico, exames de imagem como ultrassonografia.

bursite olecraniana

Tratamento

O tratamento para bursite no cotovelo pode ser conservador ou cirúrgico. Em todos os casos, tenta-se aplicar o tratamento conservador porém depende da gravidade de cada caso.

Esse tratamento é realizado a partir do uso de analgésicos, anti-inflamatórios.  Antibióticos são usados quando a bursite é infecciosa, todos prescritos por um médico. É comum também a recomendação do uso de compressas de gelo.

Pode ser realizada ainda a punção do local com uma agulha, em decorrência do líquido acumulado. Esse procedimento é realizado pelo médico.

Em caso de grande inchaço e dor podem ser feitas injeções de corticoides, que contribuem para melhora desse quadro.

Já o tratamento cirúrgico é indicado para casos onde o tratamento conservador não foi eficaz.  A cirurgia mais comum é a bursectomia, que consiste na remoção total da bursa.

Deixe uma avaliação!