Cervicalgia e Cervicobraquialgia

cervicobraquialgia

A cervicalgia trata-se de um quadro doloroso muito comum da coluna vertebral, constituindo a segunda causa de dor no homem adulto, ficando somente atrás dos quadros de cefaléia.

Esta patologia afeta aproximadamente 30% dos homens e 43% das mulheres em algum período da vida, especialmente durante a meia-idade. Relaciona-se habitualmente com a adoção de postura inadequada, movimentos bruscos do pescoço, tarefas repetitivas, serviços físicos pesados e manuais, e até mesmo alterações articulação têmporo-mandibular.

Cervicalgia ou Cervicobraquialgia?

Apesar do nome bastante complicado, a Cervicobraquialgia é uma condição bem comum entre a população mundial. Para entender o que é e como ela se manifesta, é preciso começar conhecendo a coluna vertebral e a coluna cervical.

O corpo humano possui uma coluna vertebral que é divida em cinco regiões. A primeira delas é a área cervical, chamada de coluna cervical, localizada no pescoço (nuca). Ela é composta por sete vértebras (ossos), as vértebras cervicais C1, C2, C3, C4, C5, C6 e C7. Além das vértebras, também estão presente na região outras estruturas, como nervos, discos e ligamentos.

É comum encontrar pessoas que sentem dor no pescoço por diferentes motivos, desconforto conhecido popularmente como torcicolo. Quando essa dor se intensifica e aparece em quadros mais frequentes, ela é chamada de Cervicalgia – cuja causa mais comum é a inflamação muscular.

Já a Cervicobraquialgia é uma condição que causa dor no pescoço, assim como a Cervicalgia, mas que se irradia também para os braços e mãos.

cervicalgia

Sintomas

Dor no pescoço (cervicalgia) onde o paciente adota uma postura antálgica (cabeça inclinada ou rodada), com limitação de movimento, e em determinadas posições a dor pode irradiar para todo o braço (cervicobraquialgia).

>>> Como tratar a Dorsalgia >>>

>>> O que é Hérnia de Disco >>>

Tratamento

O tratamento da Cervicobraquialgia pode variar de caso para caso dependendo dos sintomas e da causa. Se o ponto de partida da condição for uma Hérnia de Disco, por exemplo, é preciso tratar não só os sintomas da Cervicobraquialgia, mas também a doença causadora da mesma.

Em geral, o especialista indica uso de medicação adequada para aliviar os sintomas, principalmente a dor. Anti-inflamatórios e relaxantes musculares costumam ser bastante usados no tratamento da condição.

É importante também que, durante o tratamento, o paciente repouse e evite sobrecarregar a região afetada. A coluna cervical trabalha o tempo todo, até para realizar os mínimos movimentos da cabeça, e não tencioná-la e melhorar a postura são essenciais para obter um bom resultado.

Outra parte essencial do tratamento é a fisioterapia que ajuda na recuperação da força e dos movimentos.

>>> Exercícios de reabilitação >>>

Exercícios acompanhados por profissionais, como Acupuntura, RPG e Pilates, também são utilizados para prevenção de novos episódios da Cervicobraquialgia.

Muito bom! Você leu todo o conteúdo. Gostou? Divulgue para seus amigos(as) e deixe um comentário ou dúvida aqui 
Consultórios

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta em horário comercial

Veja a agenda clicando aqui

Ver todos os Artigos