Dor no Joelho Anterior

Corredores, saltadores e outros atletas, como os esquiadores, ciclistas, jogadores de futebol colocam estresse pesado em seus joelhos. O joelho do corredor é um termo utilizado para se referir a um número de condições médicas que causam dor em torno da frente do joelho (dor patelo-femoral). Estas condições incluem a síndrome de dor anterior no joelho (tendinites, bursites, fratura de estresse), síndrome do atrito ílio-tibial, mal alinhamento patelofemoral e condropatia patelar.

dor no joelho onde pode ocorrer

Causas

O joelho é uma estrutura complexa e muito sensível. Uma série de fatores podem contribuir para a dor femoropatelar, incluindo:

• Mal alinhamento da patela
  • Luxação ou subluxação patelar
  • Trauma
  • Desequilíbrio ou fraqueza dos músculos da coxa
  • Pés planos

Dor patelofemoral pode ser o resultado de irritação dos tecidos moles em torno da região anterior do joelho. Tendinites são bastante comuns em atletas. Outros fatores que contribuem incluem uso excessivo, desequilíbrio muscular e alongamento inadequado. Dor que começa em qualquer outra parte do corpo, tal como na coluna ou quadril, pode causar dor no joelho (dor referida).

>>> O que é cartilagem? >>>

Em algumas pessoas, a patela está deslocada. Se assim for, atividades vigorosas podem causar estresse excessivo e desgaste na cartilagem da tróclea. Isso pode levar à perda da firmeza e desgaste da cartilagem na patela (condromalácia) e causar dor no osso subjacente e irritação dos tecidos moles circundantes.

>>> Conheça a Anatomia básica do joelho >>>

Uma constante dor sob ou ao redor da patela, onde se conecta com a extremidade inferior do osso da coxa (fêmur). A dor ocorre quando subir ou descer escadas, ajoelhar-se, agachar e sentando-se com o joelho dobrado por um longo período de tempo. Aparece também durante ou após atividades com impacto.

causas de dor anterior no joelho

Prevenção

Mantenha-se em forma: Um bom condicionamento físico geral é importante para controle e prevenção da dor femoropatelar . Se você for muito pesado, pode precisar perder peso para evitar a sobrecarga dos joelhos.

>>> Como Corrigir o valgo dinâmico >>>

Alongamento: Antes de executar qualquer exercício, em primeiro lugar fazer um aquecimento de 5 minutos, seguido de exercícios de alongamento. Alongamento vai ajudar a manter as estruturas de suporte ao redor do joelho flexíveis e menos propensas a irritações com o exercício. Por exemplo, quando deitado de bruços, agarrar o tornozelo da perna afetada com uma mão, e esticar suavemente parte da frente do joelho. Alongar antes e depois dos exercícios.

>>> Aquecimento para evitar lesões >>>

Aumentar a carga gradualmente: Evite mudanças bruscas na intensidade do exercício. Aumentar a força ou a duração das atividades gradualmente.

>>> Cuidados na condropatia patelar >>>

Use equipamento adequado: Use tênis com boa absorção de choques e com boa aderência. Certifique-se que os sapatos se encaixam corretamente e estão em boas condições.

>>> Escolhendo calçados esportivos >>>

Realize as atividades de modo apropriado: Exemplo ao correr: incline-se para frente e manter os joelhos dobrados, além disso, tente executar em uma superfície limpa , plana e razoavelmente macia; nunca correr em linha reta por uma colina íngreme, caminhe por ela ou corra em ziguezague.

>>> Exame de Análise da marcha >>>

Histórico médico

O seu médico fará uma avaliação médica completa para saber mais sobre os seus sintomas . Informe ao seu médico sobre qualquer participação esportiva ou treinamento que você está envolvido, e quais atividades agravam a sua dor no joelho. Houve algumas alterações recentes à duração , freqüência ou intensidade de suas atividades? Quaisquer alterações nas superfícies que você pratica esportes?

Exame físico

O seu médico irá realizar uma avaliação de seu joelho para ajudar a determinar a causa da dor .

Exames de imagem

O médico pode pedir exames de imagem para diagnóstico, como radiografias, ressonância magnética (RM) e tomografia computadorizada (TC), e exames de sangue para descartar danos à estrutura do joelho e aos tecidos que conectam nele .

Tratamento

O tratamento depende do problema particular que provoca a dor no joelho, e é geralmente conservador.

Medidas iniciais

Pare de fazer qualquer atividade que cause dor no joelho. Isso provavelmente significa parar de correr ou saltar .

Use a fórmula RICE:

• Repouso: Evite colocar peso sobre o joelho doloroso. Alguns atletas mudam temporariamente para uma atividade sem carga, tais como natação.
  • Gelo (Ice): Aplicar compressas frias ou gelo envolto em uma toalha por curtos períodos de tempo (15 minutos), várias vezes ao dia.
  • Compressão: Usar uma bandagem elástica como uma joelheira simples com espaço para encaixe da patela sem causar dor.
  • Elevação: Mantenha o joelho levantado mais alto que o coração.

Tomar medicamentos anti- inflamatórios não-esteróides, se você precisar de mais alívio da dor. Se o seu joelho não melhora com repouso, consulte o seu médico para uma avaliação médica completa e diagnóstico. A dor femoropatelar geralmente fica melhor com o tratamento precoce e recondicionamento.

>>> Como é a Infiltração com ácido hialurônico >>>

Tratamento conservador

Depois de descansar o joelho até que a dor e inchaço reduzam, você pode precisar de recondicionamento para recuperar a amplitude de movimento , força, potência, resistência, velocidade, agilidade e coordenação.

O seu médico pode prescrever um programa de exercícios para normalizar a flexibilidade e a força dos músculos da coxa ou recomendar fisioterapia, que enfatizam alongamento dos membros inferiores. Ele irá dizer-lhe quando você pode gradualmente retomar suas atividades atléticas.

>>> Como Fortalecer o joelho >>>

Outros tratamentos envolvem bandagens ou cintas especiais para apoio do joelho durante a prática de esportes. Infiltrações e retirada de apoio podem ser necessárias em alguns casos. Palmilhas especiais de calçados (órteses) pode às vezes ser prescrito e pode ajudar a aliviar a dor.

>>> Quando retornar para as atividades >>>

Tratamento cirúrgico

Quando necessário em casos muito selecionados, os tratamentos operatórios incluem:

Artroscopia: O cirurgião remove fragmentos de cartilagem ou faz uma fixação da região danificada ou microfraturas através de uma pequena incisão, utilizando um instrumento do tamanho de lápis chamado artroscópio, geralmente em situações provocadas por osteocondrite dissecante com fragmento solto.

>>> Operação por artroscopia >>>

Realinhamento: O cirurgião abre a estrutura do joelho e realinha a patela, reduzindo a pressão anormal sobre a cartilagem e as estruturas de suporte da frente do joelho, em casos como luxação de patela.
Estímulo a formação de cartilagem: O cirurgião abre a estrutura do joelho, prepara o local lesionado e implanta uma membrana estimuladora para formar uma nova cartilagem, utilizada em lesões grandes e localizadas. Em lesões intermediárias pode ser realizado transplante osteocondral.
Debridamento: O cirurgião abre a estrutura do joelho, olha o tecido que está inflamado e retira tecidos inviáveis ou osteófitos que mantem a dor, além de fazer uma avaliação de toda a região interna.

clínica salus trata

Descubra nossos protocolos de tratamento eficazes e sem cirurgia, baseados em exame clínico detalhado, análise computadorizada da marcha e corrida e mais de 60 trabalhos científicos.