Encurtamento do quadril

encurtamento dos quadris

Essa condição física é muito comum e pode não só limitar funcionalmente no dia-a-dia, reduzindo sua mobilidade para atividades cotidianas, como também é capaz de atrapalhar seus treinos e, pior ainda, causar lesões.

Causas

Os músculos do quadril encurtados é mais comum nos homens e reduz a mobilidade do quadril, fazendo com que fique limitado em alguns movimentos.

Pessoas que trabalham muito tempo sentadas ou que dormem de lado com os quadris flexionados (com os joelhos perto do peito) aumentam ainda mais esse encurtamento, pois o músculo nunca é submetido a um alongamento.

Consequências

O primeiro e mais importante é aumentar a sua lordose lombar, gerando dores na coluna lombar ou torácica. E, se isso persistir, pode levar até a protusões e hérnias discais.

>>> Como tratar a Dorsalgia >>>

>>> O que provoca a Dor anterior nos joelhos >>>

Isso acontece porque o iliopsoas se insere na coluna e, quando está encurtado, acaba tracionando a coluna e aumentando a lordose. Os músculos posteriores do coxa encurtados (bíceps e semimembranoso), provocam o aumento da lordose lombar quando faz exercícios com os joelhos estendidos (retos).

Se você tem um quadril muito rígido, deve já começar a mobilizá-lo para evitar essas implicações.

Outro problema convencional do encurtamento dos músculos do quadril é limitar seu treino de perna. Agachamento, levantamento terra e stiff são exemplos de exercícios que ficam limitados em termos de amplitude.

No caso do agachamento, o tronco fica mais inclinado para a frente ao realizar o movimento. Além disso, no movimento de inclinação do tronco, provoca o encurvamento dorsal, sobrecarregando a lombar. Isso modifica a mecânica do movimento, solicitando menos das pernas e mais da coluna lombar.

Já no caso do levantamento terra e do stiff, o encurtamento dos músculos do quadril impede a extensão total do movimento do quadril, movimento final de extensão que alivia a lombar e permite que a ativação total dos glúteos.

Isso pode refletir no dia-a-dia ao realizar alguma atividade, como erguer peso e fazer atividades que envolvam agachar, por exemplo.

flexores do quadril

Anatomia

Flexores do quadril

  • Iliopsoas (que é o conjunto de 3 músculos)
    • Psoas maior: um dos músculos primários do movimento de flexão do quadril sua origem na coluna vertebral (entre L5 e T12) e inserção no femur
    • Psoas menor: músculo pouco menor que tem sua origem na coluna vertebral e inserção na pelve
    • Ílio: junto ao psoas maior é extremamente importante na flexão do quadril, sua origem está no ílio e sua inserção exatamente ao lado do psoas maior no femur.
  • Sartório: origem na pelve e inserção na tíbia, portanto passa a ser um músculo que move duas articulações a do quadril e do joelho.
  • Reto Femoral: origina-se na pelve e se insere na patela, cruzando também a articulação do joelho.

Extensores do quadril

Tratamento

>>> Através de reabilitação e alongamentos >>>

>>> Exame de Avaliação da marcha e postura >>>

Muito bom! Você leu todo o conteúdo. Gostou? Divulgue para seus amigos(as) e deixe um comentário ou dúvida aqui 

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta em horário comercial

Veja a agenda clicando aqui