A tíbia ou osso da canela, é o osso longo mais comumente fraturado em seu corpo. Os ossos longos incluem o fêmur, úmero, tíbia e fíbula. Uma fratura do eixo tibial ocorre ao longo do comprimento do osso, abaixo do joelho e acima do tornozelo.

Como normalmente leva uma grande força para quebrar um osso longo, outras lesões ocorrem frequentemente com estes tipos de fraturas.

>>> Conheça as lesões comuns no futebol >>>

Fratura da tíbia

Anatomia

A extremidade inferior dos membros inferiores é constituído por dois ossos: tíbia e fíbula. A tíbia é o maior osso dos dois. Ela suporta a maioria de seu peso e é uma parte importante da articulação do joelho e do tornozelo. O osso da tibia é muito denso e tem um formato triangular na diáfise, com pouca cobertura de partes moles (músculo e subcutâneo) em sua porção ântero-medial.

Tipos de fratura do eixo da tíbia

A tíbia pode quebrar de várias maneiras. A gravidade da fratura geralmente depende da quantidade de força que causou a ruptura. A fíbula é muitas vezes quebrada também.

Os tipos mais comuns de fraturas da tíbia incluem:

Fratura estável

Este tipo de fratura é pouco deslocada. As extremidades dos ossos quebrados basicamente estão alinhados corretamente. Em uma fratura estável, os ossos costumam ficar no local durante a cicatrização.

Fratura deslocada

Quando um osso quebra e é deslocado, as extremidades quebradas são separadas e desalinham. Estes tipos de fraturas geralmente requerem redução por manipulação ou cirurgia para colocar os pedaços juntos novamente.

Fratura transversa

Este tipo de fratura tem uma linha de fratura horizontal. Esta fratura pode ser instável, especialmente se a fíbula também está quebrada.

Fratura oblíqua

Este tipo de fratura tem um padrão angular e normalmente é instável. Se uma fratura oblíqua é inicialmente estável ou minimamente deslocadas, ao longo do tempo pode sair do lugar se não imobilizar adequadamente. Isto é especialmente verdade se a fíbula não está quebrada.

Fratura em espiral

Este tipo de fratura é causada por uma força de torção. O resultado é uma linha de fractura em forma de espiral sobre o osso, como uma escada giratória. Fratura em espiral pode ser deslocada ou estável, dependendo da quantidade de força que resultou na fratura.

Fratura cominutiva

Este tipo de fratura é muito instável. O osso estilhaça-se em três ou mais pedaços.

Fratura exposta

Quando os ossos quebrados rompem a pele, ocorre a chamada de fratura exposta ou aberta. Por exemplo, quando um pedestre é atingido pelo pára-choques de um carro em movimento, a tíbia quebrada pode sobressair através de um rasgo na pele e outros tecidos moles.

As fraturas expostas muitas vezes envolvem muito mais danos aos músculos que rodeiam, tendões e ligamentos. Elas têm um maior risco de complicações e levam mais tempo para cicatrizar.

Fratura fechada

Com esta lesão, os ossos quebrados não rompem a pele. Apesar de a pele não estar lesada, os tecidos internos moles ainda podem ser danificados. Em casos extremos, inchaço excessivo pode cortar o fornecimento de sangue e levar a morte do músculo e, em raros casos, até amputação.

Causas

Ocorrem devido colisões de alta energia, como um acidente de automóvel ou motocicleta, são causas comuns de fraturas diafisárias de tíbia. Em casos como estes, o osso pode ser quebrado em vários pedaços (fratura cominutiva).

Lesões desportivas, tais como uma queda enquanto esquiava ou chocar-se em outro jogador de futebol, são situações com impactos de baixa energia que podem causar fraturas diafisárias de tíbia. Essas fraturas são geralmente causadas por uma força de torção e resultam em fraturas de um tipo oblíqua ou em espiral.

Os sintomas mais comuns de uma fratura diafisária da tíbia são:

• Dor
  • Incapacidade de andar ou colocar peso sobre a perna
  • Deformidade ou instabilidade da perna
  • Osso “marcando” a pele ou salientes através de uma ruptura na pele
  • Perda ocasional da sensibilidade no pé
Fratura da tíbia

Exame ortopédico

É importante que o seu médico saiba as circunstâncias de sua lesão. Por exemplo, se você caiu de uma árvore, até onde você caiu? É tão importante para o seu médico saber se você sofreu quaisquer outras lesões e se você tiver outros problemas médicos, tais como diabetes. O médico também precisa saber se você toma qualquer medicação.

Depois de discutir os seus sintomas e história médica, o médico fará um exame cuidadoso. Ele irá avaliar o seu estado geral, e então se concentrar em sua perna. O seu médico irá procurar por:

1. Deformidade óbvia, como angulação ou encurtamento (as pernas não têm o mesmo comprimento)
  2. Ferimentos na pele
  3. Contusões (nódoas negras)
  4. Edema (inchaço)
  5. Proeminências ósseas sob a pele
  6. Instabilidade (alguns pacientes podem manter um certo grau de estabilidade se a fíbula permanece intacta ou a fratura é incompleta)

Após a inspeção visual, o seu médico vai palpar ao longo de sua perna para ver se há anormalidades da tíbia. Se você está acordado e alerta, o médico irá testar a sua sensibilidade e força muscular, pedindo-lhe para mover os dedos dos pés e ver se pode sentir diferentes áreas sobre o seu pé e tornozelo.

Exames de imagem

Exames de imagem que podem ajudar o médico a confirmar a sua fratura incluem:

Radiografias (Raios-X)

Raios-X pode mostrar se o osso está quebrado e se há deslocamento (afastamento entre os ossos quebrados). Podem também mostrar quantos pedaços de osso existem. Os raios-X são também úteis para identificar o envolvimento do joelho ou articulação do tornozelo, e a presença de uma fratura da fíbula.

Tomografia computadorizada (TC)

Depois de revisar seus raios-x, o médico pode recomendar uma tomografia computadorizada de sua perna. Isto é feito frequentemente se há uma dúvida se a fratura estende-se tanto para o joelho ou para otornozelo. A TC mostra uma imagem em corte transversal do seu membro. Ela pode fornecer ao seu médico informações valiosas sobre a gravidade da fratura, mas apresenta desvantagem de exposição a uma alta carga de radiação.

Tratamento >

clínica salus trata

Descubra nossos protocolos de tratamento eficazes e sem cirurgia, baseados em exame clínico detalhado, análise computadorizada da marcha e corrida e mais de 60 trabalhos científicos.