A primeira medida para prevenir o aparecimento de dores ortopédicas é uma atividade física regular, com alongamento, fortalecimento e condicionamento físico. Mínimo de 4x/semana para evitar dor articular.

atividade física

Faça atividades físicas regularmente.

>>> Como Corrigir encurtamentos musculares >>>

Não existe isso “de parar totalmente a atividade física para sempre” ou “você nunca mais vai poder fazer atividade física”, pode até parar devido algum problema, mas mantenha, quando possível, uma atividade mais leve, que não force a região machucada.

Nossas articulações possuem um tecido chamado cartilagem que se nutre com o movimento. Além disso, com o envelhecimento, perdemos massa muscular, sobrecarregando as articulações. Por isso a necessidade de continuar fazendo atividade física. Ficar parado só piora as dores.

>>> O que é Sarcopenia >>>

>>> O que é Osteoporose >>>

A segunda medida mais importante para tratar qualquer sintoma ortopédico e evitar a dor articular é manter seu peso padrão, nem de menos, que predispõe a osteoporose, nem demais, que aumenta a carga nas articulações, aumentando o desgaste e provocando artrose.

A terceira medida para evitar a dor articular é não ignorar a dor, começou a doer, pare a atividade, faça compressas por 15 minutos (morna ou gelada, dependendo da preferência). Persistindo, leve, no dia seguinte, cesse o exercício que provoca os sintomas, pelo menos duas semanas. Melhorando retorne.

>>> Como prevenir dores na atividade física >>>
>>> Exercícios não aumentam o desgate da cartilagem >>>

Traumas mais graves (pancadas e torções), dores persistentes ou recorrentes, falseios, perda de movimento, busque ajuda de um ortopedista especializado, para tratamento da dor e procure saber sua formação.

A queixa “dor no corpo todo” não é tratada pela ortopedia. Nossa área trata queixas localizadas, associadas com o movimento e esforço físico. Tais sintomas são melhores avaliados pela reumatologia.

>>> O que é Fibromialgia >>>

Muito bom! Você leu todo o conteúdo. Gostou? Divulgue para seus amigos(as) e deixe um comentário ou dúvida aqui 

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta em horário comercial

Veja a agenda clicando aqui

Deixe uma avaliação!