Quem sofreu uma fratura ou fez uma operação e teve de colocar implantes no osso – como parafusos -, ou é portador de artrose, muitas vezes relata que a dor aumenta no frio ou aparece ou piora nesses períodos. A dor crônica e a dor neuropática também costumam intensificar.
Existem fatores que são provocados pelas baixas temperaturas e que podem deixar as pessoas mais sensíveis à dor.
Um deles é o aumento da contração muscular, uma reação do corpo que visa produzir calor. É o que acontece quando trememos de frio. Além disso, a diminuição do volume de sangue nas articulações também pode aumentar a sensação de frio.
Também tem fatores psicológicos como responsáveis pelas dores, como é observado nos países mais frios que têm uma incidência maior de depressão, de suicídio. Então o humor acaba influenciando também os casos de dor. As pessoas se sentem mais introspectivas, e acabam se mexendo menos.
Outro elemento que contribui para o aumento das dores é a falta de atividade física, que acaba diminuindo no frio, inclusive as mais simples, como caminhar.
Para evitar as dores, a orientação é simples: Não passe frio! Procure usar roupas adequadas para a temperatura e se manter aquecido ao longo do dia, e pare com a atitude “tô com dor”.
Instruções para reduzir os efeitos do frio.
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta em horário comercial
[…] >>> Como Evitar a dor no frio >>> […]