Mesmo 30 minutos por dia de quaisquer exercícios físicos pode reduzir chance de morte precoce

Reduzir chance de morte precoce com exercícios físicos

Pessoas sedentárias que substituem 30 minutos sentadas na cadeira por exercícios físicos moderados a vigorosos podem reduzir chance de morte precoce em 35%, comprovaram os pesquisadores. Talvez pense que aquela caminhadinha leve não faz diferença significativa na sua saúde. Contudo um novo estudo reforça a importância de se levantar da cadeira e fazer qualquer atividade física que seja.

>>> Avaliação para iniciar atividade física >>>
>>> Prevenção de dores nos exercícios físicos >>>

Como obtiveram os dados que exercício pode reduzir chance de morte precoce?

Eles analisaram dados de um estudo nacionalmente representativo de pessoas de meia-idade nos Estados Unidos, realizado de 2009 a 2013. O levantamento foi para examinar as diferenças nos resultados de AVC em todo o país e entre diferentes grupos demográficos. Como parte do estudo, os voluntários foram convidados a usar rastreadores de exercícios físicos enquanto acordados por pelo menos quatro dias.

Graças aos rastreadores, os pesquisadores foram capazes de medir objetivamente quanta atividade física uma pessoa teve em um dia, assim como a frequência com que ficou sentada. Eles usaram esses dados para estimar os efeitos da substituição do comportamento sedentário por qualquer quantidade de atividade física. No total, eles analisaram 7.999 voluntários que participaram do estudo, rastreando se eles morreram até 2017.

Reduzir chance de morte precoce com exercícios

Com chegaram nessa conclusão?

Com base em seus cálculos, a equipe descobriu que mesmo um nível modesto de exercícios físicos levaria a mudanças perceptíveis e positivas. Substituir o ato de ficar sentado por 30 minutos de exercícios físicos moderados a vigorosos (desde uma caminhada rápida até correr) por dia, por exemplo, pode reduzir chance de morte precoce em 35%. Com 30 minutos de atividade física leve (uma caminhada ao redor do quarteirão, fazendo tarefas), por sua vez, ainda levou a uma diminuição de 17% no risco de morte precoce.

Quais as recomendações de exercícios para reduzir chance de morte precoce?

“Se você tem um emprego ou estilo de vida que envolve ficar muito tempo sentado, você pode diminuir o risco de morte precoce se movendo com mais frequência pelo tempo que quiser e conforme sua habilidade permitir, quaisquer exercícios — quer isso signifique ter uma hora de aula de bicicleta ergométrica de alta intensidade ou escolher atividades de baixa intensidade, como caminhar”, disse o autor principal Keith Diaz, professor assistente de medicina comportamental na Faculdade Vagelos de Médicos e Cirurgiões da Universidade Columbia, em um comunicado.

Trabalho anterior

Um trabalho anterior da própria equipe, usando os mesmos dados, descobriu que pessoas que faziam pausas e se levantavam da cadeira eram menos propensas a morrer cedo do que aqueles que ficavam sentados por horas. Porém, no estudo atual, eles não encontraram um efeito de mortalidade reduzida apenas no ato de fazer pausas. Isso é importante, porque sugere que se levantar do seu assento não é necessariamente o bastante para evitar que você morra cedo. Você precisa ser ativo durante esse tempo longe da cadeira para que realmente tenha uma diferença significativa para reduzir chance de morte precoce.

>>> Medidas para cuidar de seus músculos e articulações >>>
>>> Dicas para quem tem desgaste nas articulações >>>

Muito bom! Você leu todo o conteúdo. Gostou? Divulgue para seus amigos(as) e deixe um comentário ou dúvida aqui 
clínica salus trata

Agende uma consulta!

Descubra nossos protocolos de tratamento eficazes e sem cirurgia, baseados em exame clínico detalhado, análise computadorizada da marcha e corrida e mais de 60 trabalhos científicos.

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda à Sexta em horário comercial

Veja a agenda clicando aqui

Deixe uma avaliação!