tendinite do tendão tríceps

O músculo tríceps está localizado na região posterior (atrás) do braço e é responsável pela extensão (esticar) do cotovelo. É formado por três cabeças ou porções e se insere no olécrano.

O olécrano é uma proeminência óssea da ulna na região do cotovelo.

Ocorre em pacientes dos 40 aos 60 anos de idade e preferencialmente em homens.

Na tendinite do tríceps os pacientes se queixam de dor na região posterior do cotovelo e que piora nos movimentos de extensão, especialmente naqueles que envolvem força.

ruptura do tríceps

A ressonância magnética é o exame de escolha para realizar o diagnóstico. No exame físico, além da diminuição de força de extensão do cotovelo, tem uma sensibilidade ao toque e aos movimentos, em caso de tendinite, e podemos palpar uma falha ou depressão na região da inserção do tríceps, em caso de rotura.

Tratamento

O tratamento de escolha é não cirúrgico (conservador), podemos utilizar anti-inflamatórios, gelo e analgésicos. A fisioterapia com exercícios de alongamento e analgesia também pode ser empregada. Mais de 95% dos pacientes tem resolução completa dos sintomas após o tratamento.

Cronificação e Ruptura

Permanecendo uma inflamação crônica, tendinite crônica do tendão tricipital, ocorre o enfraquecimento do tendão, podendo acontecer uma ruptura do tríceps.

Além dos sintomas de dor na região posterior do cotovelo, os pacientes apresentam fraqueza para esticar o cotovelo e aumento de volume no local.

As roturas completas do tríceps são de tratamento cirúrgico. Para casos agudos com menos de 3 semanas, realizamos a reinserção do tendão no olécrano. Para casos crônicos, deve ser feita a reinserção, mas com auxílio de um reforço ou enxerto tendíneo (tendão semitendíneo). Este enxerto é o mesmo utilizado nas reconstruções do ligamento cruzado anterior. Para as lesões parciais, a extensão da rotura é importante para definirmos o melhor tratamento. Para lesões menores que 50%, o tratamento preferencial é não cirúrgico, para lesões maiores, o tratamento é igual ao das roturas completas.

Deixe uma avaliação!