Tendinite no ombro

tendinite no ombro

A tendinite no ombro surge quando um tendão do ombro fica inflamado, sendo a dor no ombro um dos principais sintomas. Esta dor no ombro ou quadro de ombro doloroso agrava-se caracteristicamente durante a noite.

A tendinite do supraespinhal é das suas causas mais frequentes, mas qualquer outro dos tendões que forma manguito rotador pode ser afetado por este quadro de inflamação no ombro. O manguito rotador é um conjunto de músculos e tendões que envolvem a articulação do ombro. A sua função é centralizar a cabeça do úmero na glenóide da escápula e permitir a mobilização do ombro.

Quando a tendinopatia do ombro se torna crônica, ocorrem alterações estruturais tendinosas, com a desorganização das suas fibras, evidente nos exames de imagem de USG e RM, pelo que passa a ser denominada por tendinose do manguito rotador.

>>> Saiba sobre a Bursite no Ombro >>>

>>> Saiba sobre a Rotura do Tendão Supraespinhal >>>

O sintoma principal da tendinite do ombro é a dor. Esta localiza-se geralmente na face anterolateral do braço, ocorre quer com o esforço, quer em repouso. Agrava durante a noite e impedindo muitas vezes o doente de descansar.

Para além do desconforto causado pela dor, pode ocorrer impotência funcional com dificuldade de realizar o arco do movimento normal e diminuição de força muscular do membro afetado.

Causas

As causas de tendinite do ombro são variadas, mas surgem muitas vezes associadas ao trabalho, ou esforço excessivo que este por vezes acarreta, assim como à sobrecarga provocada pela prática de determinadas modalidades esportivas como: musculação, ginásio (nomeadamente crossfit), natação, tênis e voleibol. São os chamados esportes “overhead” (acima da cabeça), que provocam múltiplos microtraumatismos, tensão muscular elevada e enormes amplitudes de movimentos.

A tendinite calcificante do ombro é uma forma de tendinopatia no ombro que ocorre por deposição de fosfato de cálcio geralmente de etiologia desconhecida. Pode ser silenciosa no início, fase de formação, sendo muitas vezes um mero achado de imagem, mas na fase de reabsorção, a calcificação no ombro pode causar inflamação dos tecidos envolventes e tornar-se extremamente dolorosa. A evolução por surtos é a regra e pode demorar 2 anos para resolver. O seu tratamento passa por métodos não invasivos, como a fisioterapia com ondas de choque, AINE ou corticoterapia ou eventualmente pela sua remoção por artroscopia.

>>> Tratamento com Terapia por ondas de choque >>>
>>> Corrigir a postura no trabalho >>>

fisioterapia para ombro

Tratamento

A primeira medida a adotar nestas situações é o repouso com descanso da articulação envolvida. Não implica necessariamente a imobilização absoluta, mas sim evitar a realização de movimentos que despertem a dor. Especialmente os movimentos realizados acima da linha do ombro.

A medicação ou remédio para tendinite no ombro mais frequentemente usados são os anti-inflamatórios não esteróides – AINE. A sua principal limitação tem a ver com a possibilidade de afetarem a mucosa gástrica originando úlceras e eventualmente hemorragia digestiva alta, assim como provocarem elevação da pressão arterial. O doente deve tomar estes medicamentos de forma criteriosa e segundo prescrição médica, para ajuste das doses, tempo de tratamento e eventual necessidade de associar gastroprotetores.

Por vezes, especialmente quando a dor interfere com o repouso noturno, o seu médico poderá necessitar de recorrer a corticosteroides (cortisona). A corticoterapia pode ser realizada por via oral, intramuscular, ou por aplicação articular associada a anestésico local, as chamadas infiltrações. Estas permitem um alívio rápido da sintomatologia pela alta concentração de medicamento que é obtido na zona da inflamação. Contudo, devem ser aplicadas por um médico que conheça os riscos/benefícios desta terapêutica e as diversas formas de a empregar.

A fisioterapia, em casos de tendinite do manguito rotador, possui habitualmente um bom resultado. Inicia-se por colocar gelo, efetuar massagens, aplicar ultrassons e fazer ionizações com AINE´s. Além desta abordagem de controle da inflamação, exercícios para recuperação da amplitude articular são então efetuados. Após, finalmente, exercícios de reforço muscular e de retomada progressiva da atividade esportiva/laboral.

>>> Exercícios para ganho de movimento no ombro >>>

>>> Exercícios para Fortalecimento do manguito rotador >>>

Cirurgia

A artroscopia do ombro (cirurgia) reserva-se para situações excecionais de resistência ao tratamento conservador ou quando se associam outras patologias do ombro.