Tendinites no tornozelo

Vários tendões saem da perna, passam pelo tornozelo e chegam até o pé. Eles são como cordas, que ligam o ventre muscular ao osso, ajudando nos movimentos. Se há alguma sobrecarga, causada por estresse repetitivo ou um acidente, alguns desses tendões podem inflamar, o que culmina nas chamadas tendinites ou tendinopatias.

Tendinopatia dos fibulares

Temos no corpo dois músculos fibulares: o fibular curto e o fibular longo. A tendinite nesses músculos costuma gerar dor atrás da saliência óssea da lateral do tornozelo (o maléolo lateral), e costumar ocorrer após um acidente de entorce (“torção” do tornozelo).

>>> Tratamento da Ruptura dos tendões fibulares >>>

Tendinopatia do tibial posterior

O tornozelo possui também uma saliência óssea em sua parte interna, o maléolo medial. Atrás de tal estrutura passa um músculo muito importante para a corrida, chamado tibial posterior. Esse músculo é um dos responsáveis pela formação do arco interno do pé e pela estabilidade do tornozelo. Pessoas com o pé chato ou com o tornozelo instável podem desenvolver inflamação no tendão desse músculo após atividade repetitivas, como a corrida e a caminhada.

>>> Conheça sobre o Pé Plano Adquirido >>>

>>> Saiba sobre a Tendinopatia do tendão de Aquiles >>>

Tendinites no tornozelo

Tendinopatia do tibial anterior

O tibial anterior é o músculo que dobra o pé para cima (dorsiflexão). Ao fazer esse movimento seu tendão fica bem saltado e evidente, sendo possível identificá-lo com certa facilidade. Uma inflamação nessa área é mais rara, mas pode acontecer se esse músculo é mais exigido que o normal (volume de atividade excessivo e movimento inadequado do pé) ou se há alguma limitação articular no tornozelo.

Tratamentos

O tratamento fisioterápico dessas tendinites no tornozelo é focado no controle da lesão tecidual, com equipamentos como laser e ultrassom, e no cuidado da causa mecânica do problema, reduzindo a sobrecarga sobre a região. Além disso, pode ser feito uma análise da marcha, para observar alguma alteração biomecânica que pode ser corrigida.

>>> Avaliação com a Análise dinâmica da pisada >>>

clínica salus trata

Descubra nossos protocolos de tratamento eficazes e sem cirurgia, baseados em exame clínico detalhado, análise computadorizada da marcha e corrida e mais de 60 trabalhos científicos.