Tratamento para fraturas do fêmur

Tratamento não-cirúrgico

A maioria das fraturas da diáfise femoral necessitam de cirurgia para se curar. É incomum as fraturas diafisárias do fêmur serem tratadas sem cirurgia. As crianças muito jovens são muitas vezes tratadas com um gesso.

Tratamento Cirúrgico

Momento da cirurgia: Se a pele em torno de sua fratura não foi danificada, o seu médico vai esperar até que esteja estável antes de fazer a cirurgia. Fraturas abertas, no entanto, expõe o local da fractura para o ambiente. Elas precisam urgentemente de ser limpas e requerem cirurgia imediata para prevenir a infecção.

Para o tempo entre o atendimento de emergência inicial e sua cirurgia, seu médico irá colocar a sua perna ou em uma tala até perna longa ou em tração esquelética. Isso é para manter seus ossos quebrados alinhados o quanto possível e para manter o comprimento do membro.

Tração esquelética é um sistema de polia de pesos e contrapesos que mantém os pedaços de ossos juntos. Ela mantém a perna reta e muitas vezes ajuda a aliviar a dor.

Fixação externa

Neste tipo de operação, pinos de metal ou parafusos são colocados dentro do osso acima e abaixo do local da fractura. Os pinos e os parafusos são ligados a uma barra por fora da pele. Este dispositivo é uma armação para estabilização que mantém os ossos na posição correta para que eles possam curar.

A fixação externa é geralmente um tratamento temporário para fraturas de fêmur. Como é de fácil aplicação, fixadores externos são muitas vezes colocados quando um paciente tem lesões múltiplas e ainda não está pronto para uma longa cirurgia para corrigir a fratura. Um fixador externo proporciona boa estabilidade temporária até que o paciente esteja saudável o suficiente para a cirurgia definitiva. Em alguns casos, um fixador externo é deixada até que o fêmur esteja completamente curado, mas isto não é comum.

Haste intramedular

Durante este procedimento, uma haste de metal especialmente concebida é inserida no canal medular do fêmur. A haste passa através da fratura para mantê-la em posição.

Uma haste intramedular pode ser inserida no canal, quer pelo quadril ou pelo joelho por meio de uma pequena incisão. É aparafusada ao osso em ambos os extremos. Isso mantém a haste e o osso na posição correta durante a cicatrização.

Hastes intramedulares são normalmente feitas de titânio. Elas vêm em vários comprimentos e diâmetros para caber na maioria dos ossos do fêmur.

Placas e parafusos

Durante esta operação, os fragmentos de osso são primeiro reposicionados (fratura reduzida) para o seu alinhamento normal. Eles são mantidos juntos com parafusos especiais e as placas de metal que aderem à superfície exterior do osso.

Placas e parafusos são muitas vezes utilizados quando a haste intramedular pode não ser possível, tal como, por fraturas que se estendem até o quadril ou até a articulação do joelho, ou muito segmentar.

Tratamento para fraturas do fêmur

Recuperação

As fraturas da diáfise femoral levam 4 a 6 meses para consolidar completamente. Algumas demoram ainda mais, especialmente se a fratura foi aberta ou quebrada em vários pedaços.

Apoio com carga (peso corporal)

Muitos médicos incentivam o movimento da perna no início do período de recuperação. É muito importante seguir as instruções do seu médico de quando colocar peso sobre a perna lesionada para evitar problemas.

Em alguns casos, o médico irá permitir que os pacientes coloquem peso, tanto quanto possível sobre a perna operada após a cirurgia. No entanto, você pode não ser capaz de colocar peso sobre a perna até a fratura começar a cicatrizar. É muito importante seguir as instruções do seu médico cuidadosamente.

Quando você começar a andar, provavelmente precisará usar muletas ou um andador para apoio.

Fisioterapia

Como você provavelmente irá perder a força muscular no local da lesão, os exercícios durante o processo de cura são importantes. A fisioterapia vai ajudar a restaurar a força muscular normal, mobilidade articular e flexibilidade.

Um fisioterapeuta provavelmente irá começar a ensinar-lhe exercícios específicos enquanto você ainda está no hospital. O terapeuta também irá ajudá-lo a aprender a usar muletas ou andador.

Complicações de fraturas diafisárias do fêmur

As fraturas da diáfise do fêmur podem causar mais danos e complicações.

1. As extremidades dos ossos quebrados muitas vezes são afiados e podem cortar ou rasgar ao redor dos vasos sanguíneos ou nervos.
  2. Síndrome compartimental aguda pode se desenvolver. Esta é uma condição dolorosa que ocorre quando a pressão no interior dos músculos chegai a níveis perigosos. Esta pressão pode diminuir o fluxo de sangue, o que impede a nutrição e oxigenação das células musculares. A menos que a pressão seja aliviada rapidamente, invalidez permanente pode acometer. Esta é uma emergência cirúrgica. Durante o procedimento, o cirurgião faz incisões na pele e nos revestimentos musculares para aliviar a pressão.
  3. Fraturas abertas expõe o osso ao ambiente exterior. Mesmo com uma boa limpeza cirúrgica do osso e músculo, o osso pode ser infectado. Infecção óssea é difícil de tratar e freqüentemente requer múltiplas cirurgias e utilização por longo prazo de antibióticos.

Complicações decorrentes da cirurgia

Além dos riscos da cirurgia, em geral, tais como perda de sangue ou problemas relacionados com a anestesia, complicações da cirurgia podem incluir:

1. Infecção
  2. A lesão de nervos e vasos sanguíneos
  3. Os coágulos de sangue (trombose)
  4. A embolia gordurosa (medula óssea entra na corrente sanguínea e pode ir para os pulmões, o que pode acontecer também da própria fratura sem cirurgia)
  5. Desalinhamento ou a incapacidade de posicionar corretamente os fragmentos de ossos quebrados
  6. União retardada ou falha na união (quando a fratura cicatriza mais lento do que o habitual ou não consolida)
  7. Irritação pelos implantes (por vezes, a extremidade do prego ou do parafuso pode irritar os músculos sobrejacente e tendões)

MEUS VALORES

Proporcionar saúde e trazer resolutividade para os problemas ortopédicos.

Devemos começar qualquer tratamento com medidas simples, a não ser que não tenha outra alternativa.

Utilizar tudo que existe disponível, do mais tradicional ao moderno, para melhorar a condição do meu paciente.

Transparência, com explicações sobre os procedimentos e documentação dos mesmos, através de filmagens e/ou fotos.