tratamento para ruptura de tendão no ombro

Tratamento

O tratamento para ruptura do manguito rotador é necessário quando continuar a usá-lo, e ter aumento da dor, pois poderá causar mais danos. A ruptura de tendão no ombro pode ficar maior com o tempo.

Dor crônica no ombro e braço são boas razões para ver o seu médico. O tratamento precoce pode prevenir que os sintomas piorem. Ele também irá levá-lo de volta à sua rotina normal muito mais rápido.

O objetivo de qualquer tratamento é reduzir a dor e restaurar a função. Existem várias opções de tratamento para ruptura do manguito rotador e a melhor opção é diferente para cada pessoa. No planejamento de seu tratamento, o seu médico irá considerar a sua idade, nível de atividade, a saúde geral e o tipo de ruptura que você tem.

Não há nenhuma evidência de melhores resultados de cirurgia realizada no início da lesão contra mais tarde. Por esta razão, muitos médicos primeiro recomendam o tratamento conservador.

Tratamento conservador

Em cerca de 50% dos pacientes, o tratamento conservador alivia a dor e melhora a função do ombro. Força do ombro, no entanto, não costuma melhorar sem cirurgia.

Opções de tratamento para ruptura do manguito rotador conservador podem incluir:

• Repouso: o seu médico pode sugerir descanso e limitação das atividades gerais. Ele também pode prescrever uma tipóia para ajudar a proteger o ombro e mantê-lo quieto.
• Modificação de atividades: evite atividades que causem dor no ombro.
• Medicamentos anti-inflamatórios: essas drogas reduzem a dor e inchaço.
• Exercícios de fortalecimento e fisioterapia: exercícios específicos restauram o movimento e fortalecem seu ombro. Seu programa de exercícios deve incluir séries para melhorar a flexibilidade e amplitude de movimento. Fortalecimento dos músculos que sustentam o ombro pode aliviar a dor e evitar mais danos. Instruções de como fazer aqui.
• Injeção de corticosteróide: caso repouso, medicamentos e fisioterapia não aliviem sua dor, uma injeção de um anestésico local e uma preparação de cortisona pode ser útil. A cortisona é um medicamento anti-inflamatório muito eficaz.

A principal vantagem de um tratamento conservador é que ele evita os riscos possíveis da cirurgia, tais como:
• infecção
• rigidez permanente
• complicações anestésicas
• às vezes, o tempo de recuperação prolongado

As desvantagens do tratamento conservador são:
• não há melhorias na força
• tamanho da ruptura pode aumentar ao longo do tempo
• as atividades podem necessitar de modificações

Tratamento operatório

O seu médico pode recomendar a cirurgia se a dor não melhorar com os métodos conservadores. Permanência da dor é a principal indicação para a cirurgia. Se você for muito ativo e usar os braços para o trabalho braçal ou esportes, o médico também pode sugerir a operação.

Outros sinais de que a cirurgia pode ser uma boa opção para você incluem:
• Seus sintomas durarem 6 a 12 meses
• Você tem um grande rasgo (mais de 3 cm)
• Você tem fraqueza significativa e perda de função do seu ombro
• O seu rasgo foi causado por uma recente lesão, aguda

A cirurgia de tratamento para ruptura do manguito rotador na maioria das vezes envolve a costura do tendão da cabeça do úmero (osso do braço). Existem algumas opções para reparar lesões do manguito rotador. O seu cirurgião ortopedista irá discutir com você o melhor procedimento para atender às suas necessidades de saúde individuais.

infiltração no ombro

Infiltração no ombro: em casos crônicos ou sem melhora com o tratamento, pode ser feito.

Consultórios

Ver todos os Artigos